Respondido por Anna Cavalcanti
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como fazer um gerenciamento de crise?” são frequentemente questionados:
O gerenciamento de crises serve exatamente para planejar e monitorar o modo como a informação é levada ao público, tanto pela empresa como pela mídia; além de zelar pela imagem interna da organização. … Isso também influencia a reputação e imagem das empresas, podendo servir de agravante ou vantagem num momento de crise.
Uma crise de imagem pode ser considerada como acontecimentos negativos envolvendo uma organização e que podem atingir o bem mais precioso que ela possui: a reputação.
A crise de imagem pode ser qualquer “mácula” disseminada ao grande público, que seja capaz de atingir a credibilidade ou as virtudes de uma empresa. Historicamente, crises podem ser agravadas ou atenuadas por meio da comunicação.
Em um breve resumo, a gestão de crises é uma atividade que visa prevenir o acontecimento de um evento perigoso, e assim preparar a empresa para lidar com essa situação. O objetivo é reduzir os prejuízos financeiros e os danos causados à reputação da marca. Para isso, é preciso realizar um trabalho preventivo e reativo.