Respondido por Gabriel Pinto
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como fazer para colocar remédio no ouvido do cachorro?” são frequentemente questionados:
Puxar a orelha um pouquinho para trás; Pingar as gotas prescritas pelo médico; Tapar o ouvido com um pedacinho de algodão, para manter o medicamento dentro do ouvido, sem escorrer para fora; Manter-se com a cabeça de lado, durante pelo menos 5 minutos, para que o medicamento seja absorvido.
Pingar o produto de acordo com o tamanho do animal 3 ou mais gotas em cada ouvido doente, 2 a 3 vezes ao dia. Repetir diariamente do tratamento enquanto se fizer necessário ou de acordo com a orientação do médico veterinário. Consulte sempre seu Médico Veterinário.
O vinagre de maçã possui importantes propriedades antissépticas que são de grande ajuda para a limpeza do ouvido e para a recuperação do tecido inflamado. É um excelente remédio caseiro para otite em cachorro. Coloque água morna até metade de um copo e encha a outra metade com vinagre de maçã e misture bem.
bula
Uso em lesões cutâneas e do pavilhão auricular: aplicar sobre o local afetado, de modo que o produto ultrapasse as bordas da lesão. Uso em lesões do conduto auditivo: instilar o produto até o completo preenchimento do canal. Infecções parasitárias ou bacterianas: 2 vezes ao dia, por no mínimo 7 dias.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de otite são:
Ter cerúmen (cera) no conduto auditivo é normal. Só se torna preocupante quando há em excesso ou com odor forte. a limpeza da orelha deve ser feita somente quando há excesso de cerúmen, com produtos desenvolvidos especialmente para essa finalidade (outros produtos como, por exemplo, o álcool podem irritar).
Ao dar banho, utilize um algodão para proteger as orelhas do animal. Coloque um chumaço de algodão nos ouvidos e faça leve pressão para não entrar água. Cuidado para não aprofundar muito o algodão. Sempre confira os ouvidos após dar banho ou secar seu bichinho.
Para isso, use um pedaço de algodão (ou gaze) umedecido na água ou com um pouco de soro fisiológico e esfregue bem toda a parte de dentro das orelhas. O ideal é realizar essa limpeza uma vez por semana ou a cada 10 dias – assim, fica mais fácil evitar infecções ou acúmulos de sujeiras.
Com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.
Ao invés de soro fisiológico também pode optar por usar água oxigenada ou preparados específicos que encontrará à venda em lojas de animais. O que é recomendável é usar mesmo as compressas de gaze estéreis, pois se tentar fazê-lo com algodão este pode entrar para dentro da orelha do cão e desfazer-se.
Quando tiver com dor de ouvido, segundo Ribeiro, você pode pingar de 2 a 3 gotinhas de própolis em volta do ouvido e massagear bem. Sonia ressalta que a própolis pode ainda ajudar a tratar herpes, com 3 a 4 gotas do extrato aplicadas sobre as feridas, cerca de 3 vezes ao dia.
Importante: pode usar cotonete para limpar orelha de cachorro? Não! Nunca os utilize, e nem pinças. Isso pode acabar machucando a orelha de cachorro ou, ainda, empurrando a cera ainda mais para dentro do ouvido.