Respondido por Rebeca Rocha
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como fazer contrato de arrendamento rural?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
3° do Decreto que regulamenta o Estatuto da Terra, fornece o conceito de arrendamento rural: “Arrendamento rural é o contrato agrário pelo qual uma pessoa se obriga a ceder à outra, por tempo determinado ou não, o uso e gozo de imóvel rural, parte ou partes do mesmo, incluindo, ou não, outros bens, …
Significado de arrendador Indivíduo que, mediante contrato, arrenda ou aluga imóveis.
O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador.
Pode ser feito por pessoas físicas ou jurídicas com um banco ou Sociedade de Arrendamento Mercantil (arrendador), cujo interesse seja a aquisição por um tempo determinado ou em definitivo de um bem (móvel ou imóvel), mediante um pagamento mensal ou anual.
Arrendando é possível ganhar dinheiro concedendo a terra para que outro produtor rural a explore. O arrendamento funciona como uma espécie de aluguel. O arrendador (dono da terra) aluga a propriedade para que outro produtor (o inquilino – arrendatário) explore o terreno, pagando o valor estipulado por contrato.
Dentre as modalidades do contrato de arrendamento rural, encontra-se o subarrendamento, o qual é definido, pelo § 1º do art. 3º do Regulamento, como o contrato pelo qual o arrendatário transfere a outrem, no todo ou em parte, os direitos e obrigações do negócio jurídico anteriormente firmado.
Até 200 ha para arrendamento tanto para pastagem PECUARIA, quando para AGRICULTURA. Valor R$ 70 / ha / mês.
Quando pegamos esse animal com ao final do confinamento, e vendemos ele no preço de mercado, estamos falando em uma receita de R$ 3.