Respondido por Gabrielly Silva
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como fazer as mudas de lavanda?” são frequentemente questionados:
Os métodos mais comuns para a propagação de lavanda são via sementes e por estaquia. Para a propagação por estaquia, corte ramos fortes com cerca de 10 cm de comprimento e retire as folhas da parte inferior, que ficará enterrada no solo.
A lavanda não tolera solo encharcado. Para conseguir o melhor solo, a drenagem deve ser boa. Para plantar em vaso, coloque pedras no fundo e utilize solo menos argiloso. O pH mais adequado está entre 6,5 e 7,5.
Para ter sucesso no plantio da lavanda, basta garantir um espaço no chão ou em canteiros para a espécie se desenvolver. É importante se atentar à drenagem do solo e evitar acúmulo de água. “Regue-a nos primeiros 30 dias, quando o chão estiver seco.
As lavandas gostam bastante de sol, mas não muito quente pois suas folhas murcham e secam. É necessário regar todos os dias, menos em tempos de chuva. Mantenha a terra úmida, sem encharcar. As flores e folhas quando secas podem ser podadas, assim elas sempre estarão florindo.
Como Colher
O momento ideal para colheita é quando a flor da lavanda se abre inteiramente e está com um cheiro muito agradável. Flores que acabaram de abrir e sua forte fragrância significam que há uma intensa concentração de óleos essenciais e uma frescura que é interessante preservar.
Lavanda tem propriedades relaxantes e digestivas. A planta também é bactericida e fungicida, ideal para ajudar quem tem problemas alérgicos, como rinite. Além de tudo isso, funciona também como um repelente de insetos. Anote como fazer um aromatizador de ambientes!
Momento ideal para colher flores e ervas frescas Escolha um dia ensolarado e seco e apanhe as flores e ervas depois que o orvalho da manhã evapore, mas antes do sol forte do meio-dia. As folhas e flores devem ser escolhidas a dedo – colha apenas as saudáveis e viçosas.
Coletar quando maduras, colocar sobre papel, deixando fora do sol e deixar secar alguns dias. Depois, com os dedos será fácil retirar as sementes. Pode passar por peneira, para selecionar as sementes e retirar os resíduos.
Bater no liquidificador, com água, beterraba (para a cor vermelha), cenoura (para a cor amarela) e espinafre (para a cor verde). Espremer o líquido de cada um em um pano e depois coar. Guardar as tintas em vidros e tampar bem. Podemos extrair cores de várias partes das plantas: raiz, caule, folhas, flores e sementes.
Para colher hortaliças inteiras (com raiz), como é o caso da alface e da cenoura, utilize uma pazinha, se estiver difícil de colher com as mãos. No caso de folhas e frutos, como manjericão e tomates, o ideal é utilizar uma faca ou uma tesoura de poda para colhê-los com folhas com uma parte do talo.
HORTALIÇAS TRANSPLANTADAS
HORTALIÇAS – Espaço entre pés (em centímetros) – Tempo para a colheita em dias
Alface – 30×20 – 70
Agrião – 20×10 – 60
Almeirão – 30×30 – 80
Berinjela – 100×50 – 100
Puxe a cabeça da alface do chão para obter apenas uma colheita. Se você prefere não ter que colher a alface novamente, colha a cabeça inteira de uma vez só. Não será necessário usar uma tesoura de jardim para isso. Apenas segure na base da alface com uma mão e puxe firmemente para cima até sair do chão.
Retire 5 cm da ponta de cima de cada raminho com uma tesoura de poda.
A colheita do alho–poró ou alho–porro é feita geralmente entre 120 e 150 dias após o plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. As plantas são geralmente colhidas quando seus pseudocaules têm de 2,5 a 4 cm de diâmetro. A planta é arrancada inteira, e suas folhas podem ser aparadas.
Mudas plantadas diretamente no canteiro têm folhas prontas em, aproximadamente, 50 dias. Já a couve oriunda de sementes somente após cerca de 90 dias. Faça a colheita de folhas com 20 a 40 centímetros de comprimento e de 20 a 25 centímetros de largura.
Colheita. A colheita das folhas da couve inicia-se normalmente de 10 a 16 semanas após o plantio. Plantas mais jovens podem ter suas folhas colhidas, mas isso pode prejudicar o crescimento das plantas. Evite colher às folhas nas horas mais quentes do dia e deixe pelo menos as 5 folhas mais jovens no caule.
lua nova