EQST

Como Faco Um Cordel?

A melhor resposta para a pergunta “Como faço um cordel?”

Respondido por Vinicius Pinto

Como faço um cordel?


Como Fazer um Cordel:
  1. Sua história precisa ter um início, um meio e um fim.
  2. A métrica é muito importante então todos os versos.
  3. Uso de estrofes em quadra, sextilha, septilha ou décima.

FAQ

Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como faço um cordel?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:

✔ Qual a função das rimas em um cordel?

A rima é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.

✔ O que é disposição de rimas?

Consiste em colocar palavras com sons iguais a partir da última vogal tônica no meio (rima interna) ou no fim (rima final) do verso. … Quanto à disposição, as rimas classificam-se em: Emparelhadas ou paralelas (1º com 2º, 3º com 4º – esquema: AABB):

✔ Qual foi o primeiro nome que ele recebeu antes do nome cordel?

Resposta: o nome Cordel é original de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos expostos em cordas ou cordéis (o que justifica o nome) feitos de barbante para venda. Ao chegar no nordeste essa tradição foi perdida mas o nome mantido.

✔ Que outro nome foi dado no passado a literatura de cordel?

A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século 18 e também ficou conhecida como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais de maneira simples, possibilitando que a população mais simples entendesse. Seus autores ficaram conhecidos como poetas de bancada ou de gabinete.

✔ Qual a origem dos cordéis de onde vieram antes de chegarem em nosso país o termo cordel é derivado de que discorra sobre?

O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.