Respondido por Giovana Goncalves
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como é feito o método de Kato-Katz?” são frequentemente questionados:
Trata-se de um teste qualitativo-quantitativo baseado na tecnologia do método Kato–Katz. O exame parasitológico permite revelar ovos de helmintos presentes nas amostras de fezes, tais como: Ascaris, Schistosoma, ancilostomídeos, Trichuris, Taenia e com menos frequência os de Enterobius e Strongyloides.
O diagnóstico da esquistossomose é feito por meio de exames laboratoriais de fezes. É possível detectar, por meio desses exames, os ovos do parasita causador da doença. O médico também pode solicitar teste de anticorpos para verificar sinais de infecção e para formas graves ultrassonografia.
• Método de Rugai Rugai simplificou o método de Baermann, utilizando a própria latinha como receptáculo para as fezes e um cálice de sedimentação, em vez de funil. Indicado para a pesquisa de larvas de Strongyloides stercorales e de Ancilostomideos.
O exame direto a fresco é um método indicado principalmente para a pesquisa de trofozoítos de protozoários em fezes diarréicas recém emitidas (no máximo 30 minutos após coleta).
Método de Rugai Obje vo Usado para pesquisa de larvas presentes em fezes frescas, em cultura ou pesquisa de focos de larvas infectantes no solo, porém de execução mais fácil. … Observação Este método é indicado para a pesquisa de larvas de S. Stercoralis.
A técnica de Willis baseia–se em duas características dos ovos a serem analisados. … Juntando essas duas características a técnica de Willis permite fixar ovos pouco densos de uma amostra fecal em uma lâmina, por meio de sua flutuação sobre uma solução muito densa. Esses ovos são então observados microscopicamente.
Exames parasitológicos
MÉTODO DE RITCHIE Para a pesquisa de cistos de protozoários, as fezes são conservadas com solução de MIF (Mertiolado-Iodo-Formaldeído), filtradas e deixadas em repouso por aproximadamente 20 minutos. Então adiciona-se éter, o tubo é agitado vigorosamente e por fim centrifugado.
Em suma, o Método de Faust (centrífugo-flutuação com sulfato de zinco) é muito utilizado na prática clínica nas suspeitas de helmintoses e protozooses.
Interpretação: O exame microscópico permite visualizar os estágios de diagnósticos dos protozoários (cistos, trofozoítos, oocistos e esporos) e dos helmintos (ovos, larvas e vermes pequenos) na amostra do paciente.
O exame de sangue oculto avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso, que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer.