Respondido por Nicolash Goncalves
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como cozinhar aipim para ficar molinho?” são frequentemente questionados:
Modo de Preparo do Cozimento:
Descongelada em banho maria: esquente a água numa panela e mergulhe o saco fechado por alguns minutos. Caso necessário, finalize de descongelar no microondas: tire as mandiocas do saco, ponha no recipiente, e em potência baixa deixe alguns minutos, até chegar na textura desejada.
Em uma panela grande, coloque óleo vegetal, o suficiente para cobrir as mandiocas, e leve ao fogo alto para aquecer a 150 graus. Para ter certeza que aqueceu, coloque uma pitada de farinha de rosca e, se fritar, está no ponto.
AIPIM/MACAXEIRA: Em um recipiente coloque 500g de aipim, cubra com água e leve para o microondas por 10 minutos. Retire, coloque o sal a gosto, 1 xícara de água fria e leve ao microondas por mais 5 ou 6 minutos.
Como esquentar batata: Para esquentar batata frita, use a frigideira, com óleo. O micro-ondas pode deixar sua batata murcha e borrachuda. No caso das batatas cozidas, é importante pensar na conservação delas antes de cozinhar.
Preparo: coloque o azeite em uma panela de pressão no fogo alto (destampada) para aquecer. Tempere as costelas com sal e pimenta do reino e coloque-as na panela para dourar um lado sem mexer. Enquanto isso, corte metade da mandioca em pedaços pequenos e a outra metade em pedaços maiores e reserve.
* Forno convencional: colocar os churros em uma assadeira e em forno pré-aquecido a 200ºC por +/- 15 minutos (churros espanhol) e 200ºC por +/- 25 minutos (churros brasileiro).
Alimentos fritos são melhores se comidos imediatamente, já que eles ficam murchos quando se passa muito tempo. No entanto, se você realmente tem que aquecê-los, não frite novamente ou aqueça no microondas, e sim aqueça-os no forno. Mas certifique-se que não sequem demais!
Como reaquecer batatas:
Recupera batata frita murcha Apenas coloque-as em um papel toalha e leve-as para o micro-ondas por um curto período de tempo. Isso irá tirar toda sua umidade, trazendo as batatas fritas de volta à sua maravilhosa forma.
O melhor mesmo seria enterrar a batata que brotou no jardim do seu quintal. Assim, novas batatas nascerão. Estas você poderá consumir sem problemas (antes que brotem também). Em casa, deixe as batatas protegidas da luz, para conservação por mais tempo.
Aperte a batata. Ela deve estar firme para ser consumida. Se estiver mole, jogue fora. Se tiver qualquer cheiro também não deve ser usada.
Se uma batata parecer enrugada ou a pele estiver murcha, é porque ela estragou. As batatas que estão macias ou moles ao toque também estragaram. Elas não devem ser comidas, e sim jogadas fora. Uma batata deve ser firme e suave quando você comprá-la e na hora que for usá-la para cozinhar.
O problema é que junto à clorofila, a batata produz uma outra substância chamada solanina, que é uma toxina que pode irritar o trato digestivo quando ingeridos em grande quantidade. A solanina também é bastante amarga, deixando um sabor bastante desagradável na batata. … Indicam a presença de solanina.
A polpa das batatas pode apresentar diversas colorações, azul, roxo, amarelo ou mais esbranquiçada. Estas cores devem-se a corantes naturais presentes nas batatas. Variedades com polpa amarela devem a sua cor a carotenoides (luteina e zeaxantina), estes corantes naturais não são solúveis em água, mas são-no em gordura.
As folhas da batata doce soltam um leite branco, o que para muitos é um sinal de veneno, perigo. No caso, elas cruas de fato são tóxicas, mas cozidas tornam-se perfeitamente seguras. Fico imaginando o quanto de ramas são jogadas fora, alimento de grande qualidade desperdiçado.
Quanto mais líquido branco aparecer, mais amido ela tem. Quanto mais amido tiver, quer dizer que ela é uma tipo C = Mehlig kochende Kartoffelsorten. Se quase não sair líquido branco quer dizer que a batata tem pouco amido, então é uma batata do tipo A = Festkochende Kartoffelsorten.