Respondido por Emilly Santos
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como consultar o CMA no site da Anac?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
A partir de acesso ao sistema de consultas, disponível pelo endereço https://sistemas.anac.gov.br/novacht/consultanovacht, mediante fornecimento de Código ANAC, CPF e data de nascimento do regulado. A partir de consulta em modo off-line.
CMA – Quais são os exames exigidos para a obtenção do CMA?
Para obter o CMA é necessário comparecer a uma uma clínica médica credenciada pela ANAC ou médico credenciado e realizar o exame de saúde pericial. Para agendar o exame é imprescindível que o candidato possua previamente um Código ANAC, caso contrário seus exames não poderão ser inseridos no processo de emissão.
COMO OBTER O CERTIFICADO: A pessoa que desejar ser examinada para obter um CMA deve possuir um código ANAC. Atualmente é necessário agendamento prévio para a efetuação dos exames. Deve-se gerar Guia de Recolhimento da União- GRU atraves do site da ANAC e estar municiado da mesma no dia do exames.
Após ter sido aprovado nos exames da escola homologada e no exame de conhecimento teórico da ANAC, o agora “Auxiliar de Mecânico” recebe o CCT (Certificado de Conhecimento Teórico) e deverá trabalhar com manutenção de aeronaves em empresa homologada pela ANAC por 18 meses com carteira de trabalho assinada para obter …
Anteriormente as regras exigiam que os pilotos deveriam ter uma altura de 1,64m a 1,98m – ou uma altura sentada de 86 cm a 101cm. Tais medidas já desclassificam cerca de 44% da população feminina norte-americana que estão na faixa etária dos 20 a 29 anos.
Não é necessário concluir algum curso de ensino superior, e sim apenas o ensino médio para se tornar um piloto de avião. Mas, ter uma faculdade e, principalmente, o domínio de outros idiomas tornam o currículo muito mais atrativo ao mercado.
Vários creditam os Irmãos Wright, que alegam haver realizado o primeiro voo em 17 de dezembro de 1903, porém na ausência de testemunhas credíveis e da mídia e usando a ajuda de uma catapulta.
23 de outubro de 1906
primeiro de janeiro de 1914
17 de dezembro de 1903: Os Irmãos Wright realizam o primeiro voo de aeroplano, com impulsão mecânica (“catapulta”) chamado Wright Flyer. 5 de outubro de 1905: Wilbur Wright voa por 40 minutos, recorrendo 39 km. 14 de outubro de 1905: A Fédération Aéronautique Internationale (FAI) é fundada em Paris.
Por muito tempo, os aviões, que eram bem menores, tiveram apenas uma classe, semelhante à executiva atual. Os banheiros, por exemplo, eram bem mais amplos e podiam até ser frequentados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Até a década de 1980, voar era luxo para muito poucos.
Geralmente é creditada a Alberto Santos Dumont ou aos Irmãos Wright (mais exatamente, Orville Wright). Foi o voo do 14-bis, em Paris, o primeiro de um avião na história da aviação registrado publicado e sem artifícios externos.
7 de janeiro de 1910
A 22 de outubro de 1911, aviador Edmond Plauchut, que fora mecânico de Santos Dumont em Paris, decolou da praça Mauá, voou sobre a avenida Central e caiu no mar, de uma altura de 80 metros, ao chegar à Ilha do Governador. Era então bem grande o entusiasmo pela aviação.