Respondido por Ágatha Costa
Aqueles que estão procurando uma resposta para a pergunta “Como calcular a quantidade de mol e número de átomos?” frequentemente fazem as seguintes perguntas:
Para determinar o número de partículas de soluto nessa solução, é interessante que os seguintes passos sejam desenvolvidos: 1o Passo: determinar a massa molar do soluto. Para determinar a massa do soluto, basta multiplicar a massa atômica do elemento pela quantidade de átomos dele presentes na fórmula.
Resposta. A=Z+N A=20+20 A=40 Onde A é a massa, Z o número de prótons (número atômico) e N o número de nêutrons. Levando em conta que os elétrons possuem massa quase inexistente, para o cálculo da massa desconsideramos os mesmos.
Z= Número atômico, ou conhecido também como número de prótons. Nesse caso a fórmula ficaria A= 20 + 20 (20 Prótons + 20 Elétrons). E o resultado A= 40. Ou seja, Massa igual a 40.
Exemplo 2: O elemento cálcio possui número atômico 20 e número de massa igual a 40.
O elemento químico Cálcio possui símbolo Ca, número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons) e massa atômica 40 u.
Um átomo neutro ou no seu estado natural tem o nº de eletrons (e) igual ao numero de prótons (P). Logo, quando ele perde elétrons, o nº de prótons passa a ser maior que o nº de elétrons nesse átomo, que agr recebe o nome de cátion.
Ele é composto por três partículas subatômicas principais, que são: elétrons, prótons e nêutrons.
O átomo é composto por prótons (carga eletricamente positiva) elétrons (carga eletricamente negativa) nêutrons (carga eletricamente neutra). … Os elétrons giram em torno do núcleo (eletrosfera).