Respondido por Gabrielle Castro
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como calcular a densidade de um ser humano?” são frequentemente questionados:
O habitual é a correspondência em peso de 1:1 entre o volume de tecido adiposo e a perda de peso . Cada litro de gordura aspirada pesa aproximadamente 900 g.
Trata-se de um exame de imagem feito para medir a densidade dos ossos presentes no corpo humano.
A densitometria corporal total é considerado o exame mais completo para avaliação da massa corporal. Este exame mede a densidade dos músculos, gordura, ossos e água do corpo inteiro.
O exame de densitometria óssea serve para calcular a densidade do osso e, a partir dele, se a pessoa está com osteopenia ou osteoporose, bem como o seu risco de fratura. Os ossos são comparados com o de uma pessoa jovem e saudável e mostram a análise com a média normal.
Valor maior que 0: Normal; Valor até -1: Limítrofe; Valor abaixo de -1: Indicativo de osteoporose.
A Densitometria de Composição Corporal é realizada em um equipamento chamado densitômetro através da absorção de raios-X de dupla energia (DEXA ou DXA), que mede a densidade de massas magra (músculos), gordurosa e óssea do corpo inteiro e em distribuições específicas (Figura 1).
O DXA faz análises transversas do corpo inteiro, em intervalos de 1cm da cabeça aos pés, e a partir dos seus resultados podemos quantificar a massa magra (muscular), massa óssea, massa gorda, percentual de gordura, percentual de massa muscular e a medida da gordura visceral.
Para se determinar quadros de obesidade ou peso ideal, são utilizados métodos que envolvem a quantificação direta de gordura corpórea por meio de aparelhos sofisticados de densitometria corporal ou ressonância magnética.
Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9….Cálculo IMC.Veja a interpretação do IMC
IMC – Classificação – Obesidade (grau)
Menor que 18,5 – Magreza – 0
Entre 18,5 e 24,9 – Normal – 0
Entre 25,0 e 29,9 – Sobrepeso – I