Respondido por Luís Alves
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como aprender a andar de muletas?” são frequentemente questionados:
Existem dois tipos de muletas que ajudam na mobilidade. … Portanto, se você tiver uma lesão no tornozelo ou no joelho, esse seria o tipo de muleta ideal para você. O outro tipo de muleta é chamado de muleta de antebraço ou canadenses. Este é usado mais em lesões ou doenças que exigem um maior prazo de recuperação.
Um fator importante para utilizar o andador ortopédico da maneira correta é fazer a regulagem do equipamento para que ele se adeque ao corpo do usuário. O mais ideal é alinhar o nível do aparelho ao quadril. As mãos devem sempre estar dispostas no apoio para que haja mais conforto e evite dores.
Os dispositivos auxiliares de marcha (DAM), como bengalas, muletas e andadores, fazem parte de programas multidimensionais de prevenção de quedas visto que melhoram a independência funcional, a mobilidade, o equilíbrio e a base de suporte e reduzem os efeitos de uma ampla gama de deficiências.
Dispositivos que auxiliam na marcha proporcionam estabilidade e apoio necessário aos pacientes com disfunções do aparelho locomotor. Dentre os dispositivos de auxílio mais usados estão bengalas, muletas, andadores e cadeira de rodas.
Os DAM são divididos em três categorias principais: bengalas, muletas e andadores….
até 96 cm
Como Ajustar: Em postura ereta, ajuste a altura das muletas de forma que os cotovelos fiquem posicionados entre 20 e 30 graus de flexão. Ajuste a altura das muletas através do pino duplo de ajuste, certificando-se de que os pinos fiquem bem encaixados.
Levantar o pé do chão, mantendo perna lesionada bem esticada, para frente para poder equilibrar o corpo e diminuir o risco de queda; Colocar as muletas no degrau de baixo, Colocar a perna machucada no mesmo degrau das muletas; Descer com a perna sã.
Para subir as escadas com 2 muletas deve-se: Subir o primeiro degrau com a perna sã, mantendo as duas muletas no degrau debaixo; Colocar as 2 muletas no mesmo degrau da perna sã ao mesmo tempo que eleva a perna machucada; Subir o próximo degrau com a perna sã, mantendo as duas muletas no degrau debaixo.