Respondido por Miguel Santos
Aqueles que procuram uma resposta para a pergunta “Como analisar demanda?” são frequentemente questionados:
Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.
A Elasticidade-preço da Demanda – com menor frequência chamada elasticidade-preço da procura – compara a variação percentual na quantidade demandada com a variação percentual do preço. … Isso era esperado; afinal, quando o preço sobe, a quantidade demandada cai.
A elasticidade preço da demanda é responsável por medir a reação dos consumidores às mudanças no preço de um bem.
Em termos estritamente financeiros, quanto mais acima de 1 estiver o resultado, isto é, quanto maior a elasticidade ou a sensibilidade da demanda, mais impactante será uma medida positiva ao cliente (aumento da qualidade dos produtos, por exemplo) ou uma medida negativa a ele (redução da qualidade).
A elasticidade infinita corresponde a uma demanda perfeitamente inelástica e a elasticidade igual a zero corresponde a uma demanda perfeitamente elástica.
A elasticidade cruzada da demanda mede a variação na quantidade demandada de um bem de acordo com a variação do preço de outros bens. Entretanto, os bens podem, de acordo com a elasticidade cruzada, serem considerados complementares ou substitutos.
Bens Substitutos: quando a queda de preço de um bem reduz a demanda por outro bem. Bens Complementares: quando a queda de preço de um bem aumenta a demanda por outro bem. … Preço de bem relacionado: uma mudança na variável causa um deslocamento da curva. Gostos: uma mudança na variável causa um deslocamento da curva.
No estudo da economia, a alteração de preço de um produto provoca basicamente dois efeitos. O primeiro diz respeito à variação da renda real do consumidor: o efeito renda. Já o segundo trata da troca de um bem por outro mais barato: o efeito substituição.
Na Teoria Microeconômica pode–se compreender que a demanda ou procura é a quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar de um bem qualquer em um espaço de tempo. … A curva da demanda em função do preço será negativamente inclinada evidenciando o efeito dos preços sobre a quantidade demandada.