EQST

1-Que medidas adotou Vargas no do golpe do Estado Novo em 1937?Quais eram seus objetivos? 2-Descreva a situação do Estado Novo no nível econômico?

1-Que medidas adotou Vargas no do golpe do Estado Novo em 1937?Quais eram seus objetivos? 2-Descreva a situação do Estado Novo no nível econômico? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

1-Que medidas adotou Vargas no do golpe do Estado Novo em 1937?Quais eram seus objetivos? 2-Descreva a situação do Estado Novo no nível econômico?


Bom é o seguinte: ele criou uma ideologia anticomunista, dizendo que o brasil estava sob ameaça comunista conhecido como plano cohen. Depois do golpe ele inicia uma ditadura no brasil, e promulga uma nova constituição conhecida como polaca, dando a Getúlio o direito de intervir no poder legislativo e judiciário. Os estados deixaram de ser independentes, havendo o fim do federalismo. Entre os novos órgãos criados pelo governo, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) era responsável por controlar os meios de comunicação da época e propagandear uma imagem positiva do governo. Já o Departamento Administrativo do Serviço Público, remodelou a estrutura do funcionalismo público prejudicando o tráfico de influências, as práticas nepotistas e outras regalias dos funcionários. Outro ponto importante da política varguista pode ser notado na relação entre o governo e as classes trabalhadoras. Tomado por uma orientação populista, o governo preocupava-se em obter o favor dos trabalhadores por meio de concessões e leis de amparo ao trabalhador. Tais medidas viriam a desmobilizar os movimentos sindicais da época. Suas ações eram controladas por leis que regulamentavam o seu campo de ação legal. Nessa época, os sindicatos transformaram-se em um espaço de divulgação da propaganda governista e seus líderes, representantes da ideologia varguista. A justificativa dada pelo presidente foi a necessidade de impedir um “complô comunista”, que ameaçava tomar conta do país, o chamado Plano Cohen, que foi depois desmascarado como uma fraude. Alegava também a necessidade de aplacar os interesses partidários mesquinhos que dominavam a disputa eleitoral. Na “Proclamação ao Povo Brasileiro”, em que Getúlio anunciava o novo regime, ele diz: “Entre a existência nacional e a situação de caos, de irresponsabilidade e desordem em que nos encontrávamos, não podia haver meio termo ou contemporização. Quando as competições políticas ameaçam degenerar em guerra civil, é sinal de que o regime constitucional perdeu o seu valor prático, subsistindo, apenas, como abstração.” Nessa ocasião, Vargas anunciou a nova Constituição de 1937, de inspiração fascista, que suspendia todos os direitos políticos, abolindo os partidos e as organizações civis. O Congresso Nacional foi fechado, assim como as Assembléias Legislativas e as Câmaras Municipais. CONCLUSAO:O Estado Novo foi a forma ditatorial implantada no Brasil, a exemplo do que já existia na Europa, com o fascismo italiano de Benito Mussolini implantado na Itália em 1922, com o nazismo de Hitler implantado na na Alemanha em 1933, além de outras ditaduras existentes no mundo, tanto para fazer frente ao comunismo emergente, como por novas tendências nacionalistas .