EQST

1. Que influências recebeu o Renascimento?2. Quais os fatores que facilitaram seu surgimento?1. Qual é a origem do Barroco?2. Quais as principais características do Barroco?1. Quais ideais desencadearam o Neoclassicismo?2. Quais são as características da pintura neoclássica?

1. Que influências recebeu o Renascimento?2. Quais os fatores que facilitaram seu surgimento?1. Qual é a origem do Barroco?2. Quais as principais características do Barroco?1. Quais ideais desencadearam o Neoclassicismo?2. Quais são as características da pintura neoclássica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

1. Que influências recebeu o Renascimento?2. Quais os fatores que facilitaram seu surgimento?1. Qual é a origem do Barroco?2. Quais as principais características do Barroco?1. Quais ideais desencadearam o Neoclassicismo?2. Quais são as características da pintura neoclássica?


1.Nas artes o Renascimento se caracterizou, em linhas muito gerais, pela inspiração nos antigos gregos e romanos, e pela concepção de arte como uma imitação da natureza, tendo o homem nesse panorama um lugar privilegiado. Mas mais do que uma imitação, a natureza devia, a fim de ser bem representada, passar por uma tradução que a organizava sob uma óptica racional e matemática, num período marcado por uma matematização de todos os fenômenos naturais. Na pintura a maior conquista da busca por esse “naturalismo organizado” foi a recuperação da perspectiva, representando a paisagem, as arquiteturas e o ser humano através de relações essencialmente geométricas e criando uma eficiente impressão de espaço tridimensional; na música foi a consolidação do sistema tonal, possibilitando uma ilustração mais convincente das emoções e do movimento; na arquitetura foi a redução das construções para uma dimensão mais humana, abandonando-se as alturas transcendentais das catedrais góticas; na literatura, a introdução de um personagem que estruturava em torno de si a narrativa e mimetizava até onde possível a noção de sujeito. 2. Consistiu num conjunto de transformações culturais, políticas, sociais, e económicasocorridas nos povos da Europa ocidental. Nessa época ocorreram eventos de grande repercussão: a renovação da vida urbana, após um longo período de vida rural, girando em torno dos castelos e mosteiros; o movimento das Cruzadas, a restauração do comércio, a emergência de um novo grupo social (os burgueses) e, sobretudo, o renascimento cultural com um forte matiz científico-filosófico, que preparou o caminho para o renascimento italiano, eminentemente literário e artístico. 1.A arte barroca originou-se na Itália, no séc. XVII, e não tardou a irradiar-se por outros países da Europa. Foi uma época de conflitos espirituais e religiosos, quando o homem se colocou em constante dualismo: Paganismo x Cristianismo, e Espírito x Matéria. Chegou ao continente americano trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. 2.A síntese dessas características é: *emocional sobre o racional; * busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;* entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;* violentos contrastes de luz e sombra;* pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida. 1.O Neoclassicismo ou Academicismo retomou os princípios da Antiguidade greco-romana que deve-se em parte à curiosidade pelo passado desencadeada pelas escavações arqueológicas de Pompéia e Herculano (cidades italianas soterradas pela lava do vulcão Vesúvio em 79 d.C.) Dessa maneira, as formas gregas e romanas serviram de modelo aos artistas neoclássicos, que as reelaboraram com base nos princípios de racionalidade, proporção, medida, simetria, nitidez e influenciados pelas idéias iluministas (filosofia que pregava a razão, o senso moral e o equilíbrio) revelando que a beleza não se encontra na natureza, mas no espírito humano; fruto da técnica e do estudo, mais que da inspiração; e que só pode ser atingida pela razão e não pelo sentimento. 2.O maior representante da pintura é sem dúvida, Jaques Louis David (1748-1825).Ele nasceu em Paris e foi considerado o pintor da Revolução Francesa: mais tarde, tornou-se pintor oficial do Império de Napoleão.Já no século XIX, Jean auguste Dominique Ingres (1780-1867) conservava uma acentuada influência neoclássica. sua obra abrange, além de composições mitológicas e literárias, nus, retratos e paisagens. Exemplo (ao lado) é o Retrato de Louis Francois Bertin. Por outro lado, Ingres revela um inegável apuro técnico na pintura do nu. Sua célebre tela Banhista de Valpinçon, fica evidente o domínio dos tons claros e translúcidos para a representação da pele e o domínio do desenho.