A expressão deus nos acuda indica um tumulto, desordem ou confusão. Exemplos: ... No fim da reunião foi um deus nos acuda devido a divergências de opiniões.
Obrigado. A origem da expressão «ao deus-dará»1 (ao abandono, ao acaso, à toa, à aventura; estar entregue à própria sorte) é controversa. Ou melhor: tem duas explicações, conforme o lado de cá ou de lá do Atlântico. Para Guilherme Augusto Simões2 (in Dicionário de Expressões Populares Portuguesas, ed.
Afirma a tradição que o apelido "Deus dará" surgiu das promessas que Manuel fazia à população desamparada e aos soldados que lutavam sem auxílio e provimento da Corte diante de um inimigo melhor equipado e organizado: ele pedia que resistissem e lutassem pois Deus retribuiria ou pagaria mais tarde.
Expressão derivada da ideia de que quem está abandonado, à própria sorte, só pode aguardar as coisas vindas de Deus, ficando limitado ao que Deus dará.
Dará vem do verbo dar. O mesmo que: oferecerá, trocará, transferirá, venderá, pagará, recompensará, gerará, promoverá, comunicará.
Etimologicamente é o plural de adoní ("meu senhor"), pela combinação de seu plural adoním e do sufixo do pronome possessivo, primeira pessoa do singular, resultando na forma Adonai. ... Pode ser olhado como um abstractum do plural, e porque ele indicaria a grandeza e o ponto divino de Deus, como o Senhor dos Senhores.
Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.
Tem como variante gráfica Darah e a forma afetiva mais frequente de chamar Dara é Dá, Dadá, Darinha ou Daroca.
Significado de Tirará O mesmo que: removerá, retirará, extirpará, extrairá, privará, perderá, despirá, descalçará, sacará.