Em que pese o fato de a ciência estar consolidando cada vez mais dados sobre o Sars-CoV-2, ainda não existem informações seguras sobre os efeitos de sua presença em esgoto.
O emissário é uma tubulação que transporta os esgotos a um destino (estação de tratamento, lançamento final, elevatória), sem receber nenhuma contribuição ao longo de sua extensão.
No Brasil, onde há grande volume de chuvas, especialmente no verão, é proibido lançar água pluvial nos ramais de esgotos. ... Por isso é necessário que os imóveis tenham duas saídas: a de esgoto e a pluvial. A primeira recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque.
Isso acontece porque a tubulação da rede de esgoto foi dimensionada para receber somente o volume de resíduos líquidos gerado pelas residências. A presença da água da chuva, assim, sobrecarrega o sistema de coleta de esgoto e pode até provocar o rompimento das tubulações.
Um estudo inédito está mapeando a rede de esgoto da cidade de Niterói, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, em busca de fragmentos genéticos do novo coronavírus, que chegam à rede após serem excretados nas fezes de indivíduos infectados e são analisados através de testes laboratoriais do tipo RT-PCR.
A presença do vírus pode levar à transmissão fecal-oral, conforme verificado nos casos de outros vírus. O risco de uma pessoa que possui o vírus nas fezes contaminar outra não pode ser calculado ainda, pois a presença do vírus não quer dizer que ele poderá infeccionar outra pessoa.
Emissários submarinos são sistemas de disposição oceânica, destinados a lançar os esgotos sanitários no meio marinho, afastando-os da costa e visando aproveitar a grande capacidade de depuração do oceano, em função de seu enorme volume de água (Figura 1).
1. Que serve para emitir. 2. Mensageiro; espião.
Já a saída pluvial, maior, reúne a chuva e a água de lavagem que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos, rios ou piscinões.
Por isso, é fundamental que o cuidado com o destino de materiais que já não queremos seja encarado como um hábito e uma responsabilidade....Alguns dos descartes inadequados mais frequentes são: