Nem todo mundo sabe, mas é possível receber FGTS e PIS/Pasep de parente falecido, em valor integral. Esse é um direito garantido por lei, mas há algumas condições para a liberação do saldo.
Como receber cotas do PIS de falecido?
Herdeiro tem direito a sacar as Cotas do PIS do trabalhador falecido? Sim, os beneficiários legais deverão comparecer a qualquer agência da Caixa, apresentando documentos como certidão de óbito, identidade pessoal e certidão de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS.
Como sacar PIS De falecido 2021?
Para sacar os valores é necessário apresentar a seguinte documentação:
Certidão de óbito do titular;
Documento de identidade do herdeiro ou dependente;
Certidão de Nascimento ou carteira de identidade e CPF dos dependentes menores de 18 anos, para abertura de caderneta de poupança.
Número de inscrição do PIS/PASEP/NIS;
Quais documentos preciso para sacar o PIS Pasep?
Saque de rendimentos
Carteira de Identidade.
Carteira de Habilitação (modelo novo)
Carteira Funcional reconhecida por Decreto.
Identidade Militar.
Carteira de Identidade de Estrangeiros.
Passaporte emitido no Brasil ou no exterior.
Pode sacar benefício de falecido?
É importante saber que o saque de valores após o óbito é considerado crime de estelionato previsto no art. 171 do Código Penal. Dessa forma, se o salário ou benefício chegou a ser depositado, não pode ser sacado pelos sucessores.
Quando o aposentado morre posso receber até quando?
Quando ocorre um falecimento, a aposentadoria acaba no dia do óbito. Mesmo que o INSS faça pagamentos a mais, não há direito de sacar esse valor, pois, caso contrário, poderá haver irregularidades e uma série de problemas que podem gerar até mesmo a devolução do dinheiro e uma condenação criminal por estelionato.
Quem foi demitido em 2021 tem direito ao PIS?
Para ter direito ao abono, o trabalhador precisa ter recebido em média até dois salários mínimos por mês no ano-base de referência. Os trabalhadores com carteira assinada que desempenharam suas funções em 2020 não receberão o recurso do abono salarial do PIS/Pasep em 2021.
Como saber o valor do saldo de quotas do PIS?
Para saber se tem direito ao abono salarial, é possível fazer a consulta das seguintes maneiras: PIS (trabalhador de empresa privada): No Aplicativo Caixa Trabalhador. Pelo telefone de atendimento da Caixa: 08.
Como receber FGTS e PIS de falecido?
Para sacar o dinheiro do FGTS e PIS/PASEP, o herdeiro deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal e apresentar os seguintes documentos: identidade do herdeiro; número do PIS/PASEP/NIS do falecido; carteira de trabalho do falecido; certidão de nascimento ou RG e CPF para o dependente menor de idade; e ...
Como consultar PIS De falecido pela internet?
A consulta sobre a existência de saldo disponível para saque deve ser feita no endereço eletrônico www.caixa.gov.br/cotaspis com o CPF e da data de nascimento do cotista falecido ou o número da inscrição PIS dele.
Quem pode sacar o benefício do falecido?
Veja na lista abaixo todas as pessoas da família que podem vir a ter direito de sacar o benefício do falecido: Pessoas dependentes que forem habilitados à pensão junto ao INSS ou algúm outro órgão público responsável. A viúva poderá realizar o saque, mesmo que não esteja habilitada à pensão.
Qual a relação com o PIS?
A consulta do valor do Pasep, em que estão vinculados os servidores públicos, militares e trabalhadores de empresas estatais pode ser feita pelo site do Banco do Brasil. Para os funcionários da iniciativa privada, que tem direito ao PIS, a relação é com a Caixa.
Quem tem direito ao PIS?
Para os funcionários da iniciativa privada, que tem direito ao PIS, a relação é com a Caixa. Em ambos os casos, para consultar o saldo pela internet, é preciso ter em mãos o número PIS/Pasep e o CPF do beneficiário falecido.
Como solicitar o saque do benefício da pessoa falecida?
A família deverá fornecer uma série de documentos para poder solicitar o saque do benefício da pessoa falecida numa agência da Caixa Econômica Federal para o PIS ou ao Banco do Brasil para o PASEP. Confira a lista abaixo: Certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte.