Deixe seu umbigo quieto. Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local. Se após cutucar você perceber que a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ter surgido uma inflamação.
O seu umbigo não possui uma ligação interna com nenhum dos seus órgãos. Do lado de dentro, há somente tecido fibroso, sem nenhuma utilidade. O umbigo não passa de uma cicatriz formada alguns dias após o nascimento.
Considerando que tudo corra normalmente, o umbigo não vira nada além de uma zona "morta", e justamente por isso há uma certa sensação estranha quando a tocamos, mas é só isso mesmo. Não há uma ligação entre o umbigo e os órgãos internos.
"O revestimento interno da cavidade abdominal na altura do seu umbigo é chamada de peritônio parietal. Essa estrutura é delicadamente sensível e suas fibras sensoriais nervosas transmitem informações para a medula espinhal no mesmo nível que os nervos que transmitem sensações da sua bexiga e uretra."
"A mulher deve proteger seu umbigo porque o bebê pode se movimentar pela percepção que ele recebe através do chakra umbilical", avisa a mística.
O que é apendicite? Primeiro é preciso entender que é o apêndice: trata-se de um pequeno órgão em forma de bolsa situado no começo do intestino grosso, dotado de tecido linfóide, importante para atuar como defesa contra infecções locais.
O umbigo é uma cicatriz que temos na barriga. Uma cicatriz e não um órgão! Quando você ainda vivia dentro do útero da sua mãe, pre- cisava comer, respirar e fazer as necessidades. ... Assim, o pedacinho que ficou ligado à nossa barriga morre e o local onde tínhamos o cordão umbilical cicatriza, originando o nosso umbigo.
Resumindo: a história que aponta que o óleo no umbigo cura diversas doenças e acaba com a secura no corpo é falsa. O tratamento nem tem lógica e muito menos comprovação cientifica. Se você quiser tentar (afinal, somos livres para isso), não fará mal algum. Só não espere nenhum milagre.
Mas, de um ponto de vista biológico, o umbigo não desempenha nenhuma função específica ou essencial no nosso organismo. Ele não tem conexão com os órgãos, e é revestido somente por musculatura.