São Sebastião é o protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. Oxóssi é o orixá masculino iorubá responsável pela fundamental atividade da caça. Por isso na África é também cultuado como Ode, que significa caçador.
São Sebastião, o protetor de Ribeirão Preto, cuja data é celebrada nesta quarta-feira (20), é o santo protetor contra a fome, as guerras e as epidemias. O mártir cristão teria nascido na França, em 256 d.C., mas crescido na Itália.
O santo é conhecido por ser protetor contra os males porque, no passado, os moradores de uma pequena cidade italiana pediram auxílio ao santo para que ele os livrasse de uma peste. Esse pedido de socorro foi atendido e assim São Sebastião passou a ser rogado para o livramento de doenças e pestes.
São Sebastião, originário de Narbonne (França) e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano por defender o cristianismo. ... A partir desta época, ele passou a ser venerado como santo padroeiro contra a peste, a fome e a guerra.
São Sebastião é representado pela imagem do momento de seu martírio, amarrado a uma árvore e atravessado por flechas.
A recorrência da representação do santo, seminu, voluptuoso e andrógino, desde o século XIV foi tolerada pela Igreja, considerando a influência da Antiguidade Clássica e também o fato de que São Sebastião era padroeiro das pestes, pois simbolizava o triunfo sobre a morte pelas flechadas.
Na Igreja Católica Romana, a celebração de São Sebastião é memória facultativa em 20 de janeiro. ... Como protetor da peste bubônica, Sebastião era um dos catorze santos auxiliares. No catolicismo, Sebastião é o santo padroeiro dos arqueiros, fabricantes de broches, atletas (uma associação moderna) e de uma morte sagrada.
Pelo sincretismo religioso, no Rio de Janeiro, São Sebastião é correlacionado ao orixá Oxóssi. O pai-de-santo Paulo de Oxalá, do Candomblé, explica a relação e concorda que ele é representação de parte do caráter do povo carioca.
Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos.
Ó glorioso mártir São Sebastião, alcançai deste mesmo Senhor, a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos, o ter, o poder e o prazer. Ó glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos com a vossa intercessão, e livrai-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual.