São Francisco de Assis (1182-1226) foi um religioso italiano, fundador da Ordem dos Franciscanos. Era filho de um rico comerciante, mas fez votos de pobreza. Foi canonizado pelo papa Gregório IX, dois anos depois de sua morte. É conhecido como o protetor dos animais.
É comemorado em 4 de outubro o dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais e padroeiro da ecologia. Nascido na Úmbria (perto de Assis), Itália, em 1182, seu nome era Francisco Bernardone.
A data homenageia um dos santos mais admirados pela comunidade católica romana: São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido por ser o santo dos pobres.
Ainda há imagens que foram trazidas da Itália ou doadas e confeccionadas por fiéis. A peça mais antiga é do século XVII. ... As imagens antigas de São Francisco são sempre dele com o evangelho, a cruz ou com uma caveira, lembrando que Francisco de Assis não via a morte como uma inimiga", explica o frei.
São Francisco de Assis, um exemplo de vida São Francisco de Assis manifestava seu amor a Deus por uma alegria imensa, que se expressava muitas vezes em cânticos ardorosos. A quem lhe perguntava qual a razão de tal alegria, respondia que "ela deriva da pureza do coração e da constância na oração".
Francisco de Sales nasceu no Castelo de Sales, no ducado da Sabóia, em 1567. Foi Bispo de Genebra e escreveu "Introdução à Vida Devota" e "Tratado do Amor de Deus", entre outras obras. Faleceu na cidade de Lião, em 1622, com 56 anos de idade e aos 21 de episcopado.
Este domingo, 4 outubro, é dia de homenagear São Francisco de Assis, considerado padroeiro da ecologia e dos animais. Por este motivo, o Dia Mundial dos Animais também é celebrado neste domingo.
O dia de São Lázaro tradicionalmente é comemorado pelos fiéis no Tocantins com um banquete para os cães. O amor pelos animais é tanto que os religiosos fazem até promessa pela saúde dos bichos e dividem o prato durante a comemoração.
É a chamada Oração de São Francisco de Assis, um pequeno texto cheio de boas ideias. Sugere que o amor seja levado onde houver ódio, e que a alegria seja levada onde houver tristeza. ... Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.