Indústria pesada
Indústria pesada é a que trabalha com atividades de extração e transformação de matéria-prima. ... O termo "pesada" alude aos itens fabricados por esse tipo de indústria, como navios, petróleo, carvão e ferro.
indústria pesada é aquela de bens de produção que transforma as matérias primas em ferramentas para os bens de consumo São basicamente a siderugica e a Química. Indústria leve é aquela que seja de consumo permanente como a duravel por exemplo a textil,alimenticia,moveleira,a de eletro domésticos e a automobilística.
1. Indústrias de Base. Também conhecida como indústria pesada ou de bens de produção, ela é o ponto de partida para todas as demais formas de fabricação da cadeia produtiva. A indústria de base é a responsável por captar a matéria-prima na natureza em seu estado mais bruto.
Indústrias de base: mineradoras, madeireiras, petrolíferas, metalúrgicas. Indústrias de bens intermediários: aquelas que produzem papel e celulose, produtos químicos, borracha, plásticos, componentes elétricos e eletrônicos. Indústrias de bens de consumo duráveis: de automóveis, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos.
Explicação:Indústria de base é o tipo de indústria em que a sua produção é absorvida por outras indústrias, ou seja, produzindo máquinas ou matéria-prima. Também chamadas de indústrias de bens intermediários ou indústrias pesadas, incluem principalmente os ramos: siderúrgico, metalúrgico, petroquímico e de cimento.
O acabamento industrial inclui uma variedade de processos utilizados para melhorar as propriedades estéticas ou funcionais de um produto manufaturado. ... O processo de acabamento industrial pode ser usado para alterar muitos materiais, incluindo metal e madeira. Também é utilizado em materiais termoplásticos e compósitos.
Também chamadas indústrias leves, são as que produzem diretamente para o mercado consumidor, a partir de bens provenientes das indústrias de base ou de recursos ligados à agricultura (caso da indústria alimentícia, por exemplo). ... Dividem-se em indústrias de bens duráveis e de bens não-duráveis.
É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. ... Esse primeiro estágio da industrialização foi marcado pela produção em série, sob os auspícios do fordismo/taylorismo.