O fato de ser conservador em seus investimentos indica que a pessoa tenha certa aversão as risco. Porém, a tendência é que com o passar do tempo, este investidor passe a conhecer melhor o mercado financeiro.
A explicação econômica para o fato de um indivíduo ter aversão a riscos ou ser amante do risco depende do formato da função de utilidade do indivíduo com relação à riqueza. Além disso, a aversão a riscos (ou amor pelo risco) de uma pessoa depende da natureza do risco e da renda da pessoa.
O investidor avesso ao risco, ou conservador, prioriza a segurança na hora de tomar as suas decisões. Os investimentos escolhidos por ele normalmente têm um rendimento menor que os de maior risco, mas ele gosta da maior certeza de que receberá o lucro.
Conservador: O perfil de investidor conservador é aquele destinado justamente ao investidor avesso ao risco. A segurança é uma característica essencial para os investidores classificados no perfil conservador.
Quais são os perfis dos investidores?
São considerados amantes do risco aqueles indivíduos que investem, mesmo diante de um alto grau de risco. ... São conservadoras aquelas pessoas que têm aversão ao risco. III. São considerados neutros aqueles que são indiferentes em investir mesmo em um cenário de incerteza.
Qual a razão de uma pessoa desejar fazer seguro total contra situações incertas, quando o seguro é atuarialmente justo? Se o custo do seguro é igual à perda esperada, (i.e., se o seguro é atuarialmente justo), os indivíduos avessos a riscos desejarão contratar seguros totais contra as possíveis perdas monetárias.
Neutro ao risco é um termo que define o investidor que não leva em consideração o risco de um investimento como fator determinante.
O investidor propenso ao risco é um especulador (não é sentido pejorativo): aceita bancar o risco em troca de melhores rendimentos; o avesso ao risco (conservador): conforma-se com retornos mais limitados, em troca do conforto da segurança e o indiferente ao risco ocuparia uma posição intermediária entre os anteriores.
Neutro ao risco é um termo que define o investidor que não leva em consideração o risco de um investimento como fator determinante. Para o investidor Neutro ao risco, a oportunidade de ganhos é um fator que tem muito mais peso no momento de escolher onde ele irá investir o seu dinheiro.