Na Patrística, chamam-se apologistas alguns que, sobretudo no século II, se dedicaram a escrever apologias ao cristianismo, usando temas e argumentos filosóficos, notadamente platônicos e estoicos - que se mostraram compatíveis com a revelação cristã.
adjetivo Que faz apologia, que defende ou enaltece algo ou alguém: o jogador era apologista de rotinas. Que faz referência ao apologismo, ao texto ou discurso que defende e/ou justifica algo ou alguém: texto apologista do capitalismo; discurso apologista do povo.
Além de Orígenes e Tertuliano, os primeiros apologistas cristãos incluem Justin Mártir, Clemente de Alexandria e o autor da Epístola a Diogneto. Agostinho de Hipona foi um apologista significativo da era patrística.
Padres da Igreja, Santos Padres ou simplesmente Pais da Igreja foram influentes teólogos, professores e mestres cristãos, na grande maioria importantes bispos de igrejas cristãs primitivas. ... Os escritos dos padres da Igreja podem ser definidos como "o primeiro conjunto de literatura cristã posterior ao Novo Testamento".
Os Apologistas eram homens cultos que, impressionados pelo evangelho ou pelo testemunho da vida crista, se converteram do paganismo para o cristianismo. Convertidos, puseram suas inteligencias a servico da defesa e da promocao da fe crista.
Tertuliano (em latim: Quintus Septimius Florens Tertullianus; c. 160 — c. ... Ele foi o primeiro autor cristão a produzir uma obra literária (corpus) em latim. Ele também foi um notável apologista cristão e um polemista contra a heresia.
A patrística corresponde ao período compreendido entre os primeiros séculos da religião cristã. Abarca uma longa geração de teólogos e filósofos, os chamados Padres da Igreja, cuja produção intelectual legou ao mundo ocidental um vastíssimo arcabouço documental e doutrinário.
São chamados Padres da Igreja os escritores eclesiásticos dos primeiros séculos que, distinguindo-se pela santidade de vida, pela excelência e pela ortodoxia da doutrina, mereceram receber da Igreja este título expressivo e insigne.