O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5. ª edição ou DSM-5 é um manual diagnóstico e estatístico feito pela Associação Americana de Psiquiatria para definir como é feito o diagnóstico de transtornos mentais. Usado por psicólogos, fonoaudiólogos, médicos e terapeutas ocupacionais.
A última edição do Manual - o DSM-V - foi publicada em maio de 2013, fundamentada no modelo categorial organizado em três sessões, totalizando 947 páginas.
Salienta-se que a classe diagnóstica nomeada de Perturbações de Ansiedade do DSM-IV permaneceu no DSM-V, além de originar mais duas novas classes, são elas: Transtorno Obsessivo-compulsivo e Transtornos Relacionados e Transtorno Relacionado a Trauma e a Estressores.
INTRODUÇÃO: O DSM-IV é um sistema diagnóstico e estatístico de classificação dos transtornos mentais, segundo o modelo categorial, destinado à prática clínica e à pesquisa em psiquiatria.
Publicado pela Associação Americana de Psiquiatria (APA), o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) é o dispositivo oficial de traçar os diagnósticos psiquiátricos nos Estados Unidos, sendo utilizado em grande escala no mundo e, tendo assim, grande influência sobre a Classificação Internacional de ...
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION - APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.
O DSM-5 está disponível na forma de assinatura on-line em PsychiatryOnline.org e também como e-book.