Saudação paz e bem. A saudação franciscana de "Paz e Bem" tem sua origem na descoberta e na vocação do envio dos discípulos, que São Francisco descobriu no Evangelho e, que ele colocou na Regra dos Frades Menores – "o modo de ir pelo mundo".
Quando alguém diz "salamaleico" para determinada pessoa, a resposta esperada deve ser: Alaikum As-Salaam ou Aleikum Essalam, que significa "esteja a paz de Deus sobre vós também".
A saudação de Paz e Bem! Paz e Bem! É a saudação franciscana no mundo inteiro. Ela é de inspiração divina. Francisco de Assis disse, em seu Testamento: "Como saudação, revelou-me o Senhor que disséssemos:" O Senhor vos dê a paz!
Humildade, simplicidade e justiça.
O formato da letra grega "tau" (τ) foi interpretada como um símbolo do crucifixo desde a Antiguidade. ... O símbolo é frequentemente utilizado para fazer referência aos franciscanos e a São Francisco de Assis, que a adotou como seu brasão pessoal depois de ouvir um discurso do papa Inocêncio III sobre ele.
Se você crê no mesmo que eu, então não importa se você fala a paz de Deus, a paz do Senhor, a paz de Cristo, a paz de Jesus ou a paz do Espírito Santo, pois estamos falando da mesma pessoa e da mesma paz.
Maria, Virgem feita Igreja (At 1, 14) Por isso mesmo é que São Francisco cuidou para que a Porciúncula – Igreja de Santa Maria dos Anjos – fosse a "Casa-Mãe" da Ordem, foi graças a esta mesma Mãe que ele mesmo, Francisco, concebeu e deu à luz o espírito da verdade evangélica" (LM3,1) [1].
A austeridade pretendia imitar a vida e o ministério de Jesus Cristo. Franciscanos viajavam e pregavam nas ruas, enquanto se hospedavam nas propriedades da igreja. Santa Clara, sob a orientação de Francisco, fundou as Clarissas (Ordem de Santa Clara) em 1212, que continua sendo uma Segunda Ordem dos Franciscanos.
Fundação da Ordem Franciscana Com seus seguidores, Francisco dirigiu-se a Roma para obter autorização de instituir uma Ordem de pobreza absoluta, segundo a Regra primitiva, à semelhança de Jesus. Depois de muita insistência e insatisfação perante a riqueza dos católicos de Roma, a Ordem recebeu aprovação para atuar.