Sim, policiais podem ter tatuagem, de acordo com o entendimento do STF, que prima pela igualdade, pela liberdade de expressão e pelo mandamento constitucional de que restrições e requisitos editalícios devem ter por fundamento a lei em sentido formal e material.
A Marinha, por exemplo, é bem rígida e alega que as tatuagens violam princípios constitucionais da hierarquia e disciplina. Entretanto, a tatuagem de fato só pode ser vetada se possuir "obscenidades, ideologias terroristas e que preguem a violência ou a discriminação de raça, credo, sexo ou origem", conforme o STF.
Em regra, os editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais. ... "Um policial não se torna melhor ou pior em suas funções apenas por ter tatuagem", afirmou o ministro relator da Suprema Corte.
Segundo a decisão do STF, a tatuagem, desde que não seja incompatível com o cargo que se vai exercer, não afeta a competência do candidato.
Muitas pessoas perguntam se pode ter tatuagem na Policia Militar e agora com as mudanças na lei isso é possível sim. ... Podemos citar como exemplo: o candidato possui uma carpa tatuada no corpo, ele pode passar no teste, pois a carpa tem um significado para a cultura oriental de superação.
Por exemplo, o Southern Health NHS Foundation Trust sugere que qualquer tatuagem potencialmente ofensiva ou intimidante seja coberta, desde que isso esteja em conformidade com os protocolos de higiene das mãos e mangas compridas em relação à possibilidade de contaminação.
Ter tatuagem no trabalho é permitido por lei. Os empregadores, mesmo em empresas privadas, não podem vetar piercings, tatuagens, barba ou cabelo comprido em seus funcionários, explica a advogada Sylvia Romano, de São Paulo, especialista em Direito do Trabalho, em uma entrevista para O Globo.
Uma dúvida comum entre os concurseiros que sonham com uma carreira na área militar é se tatuagens podem eliminar o candidato. ... Por conta desta proibição, Silveira entrou com recurso, e o Supremo Tribunal Federal, por 7 votos a 1, decidiu proibir que órgãos públicos desclassifiquem candidatos por conter tatuagem.
Infelizmente, em algumas empresas privadas e áreas específicas é um fato: a tatuagem no trabalho atrapalha na contratação. Como a empresa é privada, o empregador não é obrigado a te dizer que não te contratou por causa da sua tatuagem, mas, mesmo assim, ele "pode" deixar de te contratar por isso.