Mas, ao contrário da crença comum, um metabolismo lento raramente é a causa do ganho de peso em excesso. Embora o seu metabolismo influencie as necessidades básicas de energia do seu corpo, o quanto você come e bebe, juntamente com a quantidade de atividade física que pratica, são os fatores que determinam o seu peso.
Os sintomas do metabolismo lento podem apresentar sinais como ganho de peso, fadiga e dificuldade em realizar tarefas simples. Outras mudanças físicas são pele seca, queda de cabelo e unhas quebradiças.
Quem apresenta um metabolismo lento, não gasta tanta energia e, o que não é gasto, acaba virando gordura. Sendo assim, pessoas que têm metabolismo lento têm mais facilidade para ganhar peso. Por isso, é interessante optar por alimentos que permitam o nosso corpo gastar mais calorias ao ingeri-los.
A culpa pode ser do seu metabolismo. Da mesma forma que alguns alimentos podem acelerar o ritmo do nosso corpo, outros são responsáveis por deixá-lo mais lento, o que causa cansaço, desânimo e acúmulo de calorias – impedindo a perda de peso.
Para diagnosticar se o metabolismo está mais lento que o normal, muitos médicos têm indicado a calorimetria. A calorimetria é capaz de estimar a quantidade de calorias diárias que o organismo gasta em estado de repouso por meio de análise do consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico.