As pessoas cujo pai ou mãe são ou foram espanhóis e nascidos na Espanha; Brasileiros cuja filiação, adoção ou reconhecimento de pai ou mãe aconteceu depois dos 18 anos de idade (terão 2 anos para solicitar a Cidadania Espanhola).
Lei para solicitar cidadania para bisnetos A lei diz que todo neto de espanhol tem direito à cidadania por herança se os pais também já possuírem a sua cidadania. ... Já para maiores de idade é preciso residir legalmente durante um ano na Espanha para então fazer a sua solicitação.
Assim, para solicitar a nacionalidade, o neto de espanhol deve residir legalmente na Espanha por, no mínimo, um ano. É ainda necessário que a solicitação seja realizada enquanto há autorização de residência válida. Ou seja, além de apresentar todos os documentos, o requerimento deve ser feito na vigência da residência.
Como obter a nacionalidade espanhola? Consideram-se espanhóis de origem: Os filhos de pai espanhol ou mãe espanhola. Os nascidos em Espanha quando sejam filhos de pais estrangeiros, desde que pelo menos um dos pais tenha nascido em Espanha (salvo filhos de diplomáticos).
Se você vai pedir a cidadania espanhola por descendência, ela pode advir de um ou de ambos os pais, ou de algum dos avós. O pedido mais comum, no Brasil, é o de descendência direta dos avós, ou seja, pelos netos de espanhóis.
No Brasil. Os portadores da cidadania espanhola, e que moram fora da Espanha, devem requisitar o seu passaporte no consulado espanhol mais próximo. Atenção: o pedido do passaporte deve ser feito no consulado espanhol mais próximo da sua residência. Não é preciso ir à Espanha para pedir o seu passaporte.
Para conseguir dupla cidadania espanhola sendo neto de espanhol e maior de idade, é preciso morar, de forma legal, na Espanha durante um ano antes de dar entrada no processo.
A nacionalidade espanhola possibilita uma maior movimentação por diversos países sem a necessidade de vistos e procedimentos burocráticos. ... Com essa nacionalidade, o indivíduo garante diversos benefícios, como residir e trabalhar na Espanha e em outros países que fazem parte da União Europeia, por exemplo.
A resposta, em poucas palavras, é "não"! De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania. O interessado deverá iniciar uma série de procedimentos legais para a obtenção desse documento.
Art. 12- São brasileiros: I – natos: c) os nascidos no estrangeiro, de pai ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira."