Ouça em voz altaPausarSomente terá capacidade contributiva aquele indivíduo que tem legitimidade para figurar no pólo passivo da relação tributária firmada em decorrência da exigência de determinado tributo. A Constituição, entretanto, não reconhece tal distinção, tendo o constituinte, no art.
Ouça em voz altaPausara) Capacidade contributiva subjetiva ou relativa: é a efetiva e concreta capacidade de pagar tributos de cada contribuinte [6]. b) Capacidade contributiva objetiva ou absoluta: é a aptidão genérica para pagar tributos[7].
Ouça em voz altaPausarO contribuinte ostentará capacidade contributiva toda vez que a riqueza por ele auferida exceder as despesas ou gastos necessários para sua sobrevivência e de sua família. Desta forma, a ideia de capacidade contributiva relaciona-se com a noção de renda ou de riqueza.
Ouça em voz altaPausarO conceito de Justiça Tributária é muito simples. Trata-se apenas de dar a cada um o que é seu, em obediência às normas reguladoras do sistema tributário nacional.
Ouça em voz altaPausarO princípio da capacidade contributiva é o critério definidor e diferenciador da aplicabilidade da lei tributária em massa, da governança tributária global, da proteção da confiança, da previsibilidade, da segurança jurídica e da consensualidade, pois convence tanto o ente titular de competência tributária como ao ...
Ouça em voz altaPausarObserva-se que o imposto indireto viola o Princípio da Capacidade Contributiva em virtude de o contribuinte que o paga não ser identificado, trata-se pois de sanar esse violação de através de medida simples, para tanto basta instituir formas de identificar o consumidor final, que é quem suporta o ônus do tributo ...
Ouça em voz altaPausarA utilização do princípio da capacidade contributiva, como forma concreta de aplicação do princípio da igualdade, apresenta-se como caminho adequado para efetivação da justiça tributária, uma vez que para tingir seu fim, perpassa pela busca de uma melhor distribuição de renda, de proteção das condições de vida digna ...
Ouça em voz altaPausarConsagrado direito fundamental de primeira geração, o princípio da igualdade recebeu expressa menção no artigo 5°, "caput" da Carta Magna ao dispor que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". ... O princípio da capacidade contributiva reforça o ideal do justo distributivo na seara tributária.
Ouça em voz altaPausarEscreve o jurista que a "capacidade contributiva é a capacidade do contribuinte relacionada com a imposição específica ou global, sendo, portanto, dimensão econômica particular de sua vinculação ao poder tributante, nos termos da lei", enquanto que a "capacidade econômica é a exteriorização da potencialidade econômica ...
Ouça em voz altaPausarTodo imposto é um tributo, mas nem todo tributo é um imposto. Os tributos englobam também taxas e contribuições. ... E, diferentemente do imposto, nunca pode ser cobrada em função da capacidade financeira do contribuinte. CONTRIBUIÇÕES: Têm finalidade específica e não podem ser utilizadas livremente pelos governos.