ASCUS significa células atípicas de significado indeterminado, mas com origem provavelmente benigna. É uma alteração bastante comum, pode significar infecção por HPV, alguma outra infecção vaginal, alteração hormonal por menopausa, entre outros.
Sintomas do câncer de colo de útero Raramente, entretanto, alguns sinais clínicos podem ser constatados e devem levar a mulher a consultar o médico ou ginecologista. Todo sangramento fora das menstruações ou depois da menopausa, ou toda perda anormal de sangue deve ser motivo de uma consulta.
A nomenclatura ASCUS significa atípica de células escamosas de significado indeterminado e não é considerada uma lesão precursora do câncer de colo do útero. A conduta frente a tal alteração é tranquilizar a paciente e repetir o exame citopatologico do colo do útero em 6 meses.
O ASC-US significa células escamosas atípicas de significado indeterminado, mas com origem provavelmente benigna. O ASC-US é uma atipia celular de causa não determinada. Essa alteração celular pode ser causada por uma infecção, por uma atrofia (ressecamento vaginal) ou pelo HPV.
Predominaram os casos de infecção pelo HPV (39%). Estas taxas comprovam a estreita relação de Ascus com lesões pré-neoplásicas, inclusive aquelas de alto grau.
O Papanicolau, diferentemente do exame de HPV, não identifica o vírus em si, mas as alterações nas células do colo do útero que podem indicar lesões pré-cancerosas. É um exame preventivo que contribui para o diagnóstico precoce do câncer.
ASCUS (células escamosas atípicas de significado incerto), que têm uma baixa probabilidade de ser pré-cancerosa. ASCH (células escamosas atípicas, não se pode descartar uma lesão de alto grau), que são mais susceptíveis de serem pré-cancerosas.
Como citado, a presença do HPV no organismo não impede a gravidez da mulher. Segundo estimativas, entre 5,5% e 65% das grávidas no mundo estão infectadas pelo vírus. O agente não prejudica o desenvolvimento do bebê, e nem pode infectar o feto durante a gestação.
Olá. O ASC-US é a presença de atipias de células escamosas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas. Essa lesão não necessariamente é uma infecção sexualmente transmissível ou uma lesão pelo HPV. O ASC US não exige colposcopia e biópsia inicialmente.
Registramos aqui que tal diagnóstico não foi complementado, conforme recomendação do Sistema Bethesda (4, 10, 19), quanto à qualificação do processo, ou seja, se o Ascus seria de provável natureza reacional ou pré-neoplásica.