Os crustáceos têm uma importância muito grande na cadeia alimentar aquática, pois a maior parte dos animais aquáticos sobrevive porque se alimenta de pequenos crustáceos. Animais como camarões, lagostas, siris e caranguejos também são muito apreciados pelos seres humanos.
Podem ser herbívoros, que se alimentam de algas ou folhas, como o caranguejo uçá ou o guaiamum, e também há as espécies carnívoras, que adotam estratégias de caça para pegar presas, como pequenos invertebrados e outros peixes.
Os crustáceos vivem por todo o mundo, principalmente na água. Algumas espécies vivem em água doce e outras em água salgada. ... Alguns tipos de caranguejos vivem na água e na terra. Os crustáceos de terra vivem em áreas rochosas, arenosas ou lamacentas.
Os crustáceos são animais invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes. Exemplos são os camarões, as lagostas, as cracas, os caranguejos e siris, que vivem em ambiente aquático (água doce ou salgada). Algumas espécies podem viver em ambiente terrestre como os tatuzinhos-de-jardim ou bichos-de-conta.
O caranguejo precisa ser bem cozido em água e condimentos, pois pode gerar intoxicação alimentar. Por isso, é importante já precaver antes mesmo do consumo: o ideal é comprar caranguejos frescos, que não exalem cheiros fortes, e armazená-los em lugares resfriados ou congelados.
Dentre as principais características, podemos citar a presença de dois pares de antenas, um par de mandíbulas e duas maxilas. Além disso, grande parte desses animais apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdome. Os apêndices dos crustáceos são birremes (bifurcados), diferentemente dos outros artrópodes.
Compre peixes ou carne para alimentar os caranguejos. Eles também gostam de vegetais (orgânicos, sem pesticidas) e até mesmo sanduíches!
O caranguejo tem hábitos noturnos e se alimenta principalmente de bivalves, traíras e detritos orgânicos. Ariscos e ágeis, são frequentemente vistos correndo rapidamente "de lado" nas praias. Usa oito de suas dez patas para se locomover. As duas pinças da frente são utilizadas para pegar comida, cavar e se defender.
Também pertencentes à classe dos artrópodes os crustáceos fazem parte desta classificação por serem possuidores de pernas articuladas, mas sem espinha dorsal. Como exemplo desta classe poderemos citar o camarão, a craca, a lagosta, o pitu, o siri e o caranguejo entre outros.
Assim, os crustáceos mais conhecidos são: