Organismos bentônicos são aqueles que vivem no fundo do mar Os bentos sésseis são representados por algas macroscópicas e animais como celenterados e vermes. Os bentos errantes, por sua vez, são constituídos por crustáceos, equinodermos e moluscos.
Bentos é a comunidade de organismos que vive no substrato de ambientes aquáticos. ... O termo bentos é uma contraposição aos termos plâncton e nécton que referem-se a comunidades de organismos pelágicos que vivem na coluna de água de ambientes aquáticos.
São especies aquáticas com tamanhos igual ou superior a 5 mm, podendo ser visível ao olho nu que vivem no substrato do ambiente lacustre.
Seres nectônicos: possuem órgãos eficientes de locomoção, deslocando-se voluntariamente nas águas. ... São os peixes, cetáceos, moluscos (polvo, lula), crustáceos (camarão), répteis (tartaruga), etc. Seres bentônicos: vivem apenas no fundo do mar, sendo fixos ou móveis.
Os bentos são seres vivos que vivem em associação no fundo dos ambientes aquáticos, podendo ser classificados em zoobentos (heterotróficos) e fitobentos (autotróficos). ... Eles podem estar fixos ou livres no ambiente, porém não nadam ativamente nas águas como peixes e outros animais.
São seres vivos, portanto, que apresentam capacidade de deslocamento e natação. Como exemplo dos néctons podemos citar os peixes, alguns grandes insetos aquáticos, moluscos, anfíbios, répteis e até mesmo algumas aves.
Em ecologia, chama-se microfauna ou microbentos ao conjunto de organismos microscópicos, na sua maioria protistas, que se encontram em vários ecossistemas, como o solo e os sedimentos marinhos ou dos lagos.