Qualquer pessoa a qualquer momento pode se tornar um consultor de sucesso. Essa é uma atividade ímpar no mundo dos negócios, qualquer outra profissão requer uma licença para exerce-la, mas a função de consultor tem sua credibilidade baseada na experiência e no valor que o profissional agrega em seu know how.
Não há um curso superior específico para consultor de empresas. No entanto, é necessário que você tenha experiência e conhecimento na área que deseja atuar, como administração, direito, recursos humanos ou contabilidade.
Bem, em poucas palavras: NÃO, não é necessário um certificado específico para ser consultor. Diferentemente de algumas outras áreas, nem mesmo existe um certificado obrigatório. Para ser advogado, por exemplo, você precisa ter a certidão da Ordem de Advogados do Brasil (OAB).
O papel do consultor é prover conselhos e orientações; guias norteadores para o cliente conduzir suas atividades. Esse aconselhamento pode ser focado na estratégia, gestão, táticas ou mesmo em questões operacionais. Independente do foco de seus conselhos, a função do consultor é sempre a de orientar, não a de executar.
Quem pode prestar? Justamente pela natureza dessa atividade, a consultoria jurídica só pode ser prestada por um advogado. Não basta ter o curso de bacharelado em Direito para oferecer este serviço. É preciso ter, também, um registro ativo na OAB.
Para isso, é relevante você ter um conhecimento em marcado de capitais; ser residente no Brasil; ter graduação em algum curso de nível superior; ser aprovado em um exame de certificação que seja aceito pela CVM, além de não ter condenação criminal.