Para ser um pai de santo é necessário ser médium antes de mais nada.
Filho de santo é toda pessoa que, efetivamente, tem um compromisso com o orixá, vodum ou inquice e com a religião do candomblé, ou demais religiões afro, podendo chegar à feitura de santo. No candomblé, é através de uma consulta ao jogo de búzios merindilogum que a pessoa fica sabendo se precisa fazer algum ritual.
Dentro da religião, ele é responsável por guiar todos os adeptos, tornando-se uma figura muito importante na vida deles. Além disso, ele também realiza a manutenção de um terreiro, garantindo que tudo saia como esperado durante as sessões. Atencioso e sempre disponível, o pai de santo nunca para de estudar.
Babalaô (é o Pai de Santo, após 21 anos de feitura): Após 21 anos de feitura, o Babalorixá, passa a ser chamado de Babalaô.
Na umbanda, a cerimônia de louvação pode ser chamada de sessão, gira ou banda. A dirigente espiritual é chamada de mãe de santo ou pai de santo. Os religiosos se consideram irmãos por estarem na mesma casa, mas não há hierarquia entre eles. O filho de um filho de santo não é considerado neto de santo, por exemplo.
Hoje meu coração transborda de felicidade e sobretudo gratidão pela sorte que eu tive ao encontrar você na vida. Obrigada, meu amor, por toda sua dedicação a mim e a nossos filhos! Sempre presente, em você nunca encontramos aborrecimento ou cansaço na devoção e entrega a todos nós.