Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).
CAPS IJ - Infanto-Juvenil são unidades de atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.
A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de financiamento tripartite e de ações municipalizadas e organizadas por níveis de complexidade.
A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.
Ele é gratuito e simples de conseguir: basta ir até uma unidade de saúde com o seu RG ou outro documento de identificação com foto. Após preencher um cadastro, sua carteirinha estará impressa e você já poderá ser atendido.
Os motivos alegados pelas equipes dos serviços para admitir os 14 pacientes no CAPS foram: ter sido classificado como "esquizofrênico" e/ou "psicótico grave" (n=7), não possuir uma rede social, mantendo-se isolados e com dificuldade de interação social (n=5), história de diversas internações psiquiátricas (n=3), ...
O CAPSi é um tipo de serviço especializado em atender crianças e adolescentes com transtornos mentais e se operacionaliza em municípios com população acima de 200.000 habitantes. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, podendo também ter um terceiro período, funcionando até às 21 horas.
Serviço composto por equipe multiprofissional, que realiza atendimentos destinados a acolher crianças e adolescentes em situações de sofrimento mental grave, severo e persistente.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país.
A saúde mental não diz respeito apenas à manutenção e tratamento de transtornos mentais, mas também corresponde à área da prevenção destes, com a promoção de um ambiente sociocultural baseada em aspectos como a autoestima, relações interpessoais e outros elementos que devem ser trabalhados desde o ensino primário de ...