Quem pode doar e como se cadastrar? Qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza mais leite do que o necessário para o seu bebê pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo de você.
De acordo com a legislação RDC Nº 171, além de apresentar excesso de leite, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente a um banco de leite humano. Se você quer doar seu leite, entre em contato com um banco de leite humano.
Além de coletar, processar e distribuir o leite humano a bebês prematuros e de baixo peso, os bancos de leite realizam atendimento de orientação, promoção e apoio à amamentação. Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.
Quem pode doar Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.
O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou ...
3- Retire o leite materno (Ordenhe) - Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo; - Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair; - Despreze as primeiras gotas e inicie a coleta no frasco.
Não existe quantidade mínima, pois mesmo 1 ml pode ser suficiente para suprir as necessidades de um bebê prematuro cada vez que ele for alimentado. Além disso, a doação não prejudica a mãe ou seu bebê, pois a produção do leite segue a lei da demanda: quanto mais leite for retirado, mais leite será produzido.
A coleta domiciliar pode ser feita por meio de agendamento pelo telefone (92) 99466-0510 ou a doação pode ser feita na própria maternidade, localizada na avenida Brasil, n° 1.335, bairro Compensa I, zona Oeste, de segunda a segunda, no horário das 8h às 18h.
A doação de leite materno é de extrema importância porque alimenta cerca de 250 bebês por dia no Distrito Federal, em todas unidades neonatais da rede pública de saúde. ... "A principal função dos bancos de leite e postos de coleta é o apoio, proteção e promoção do aleitamento materno.
O BLH é definido como um centro especializado responsável por promover o aleitamento materno e executar a coleta, processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transição e leite maduro, com objetivo de distribuir para crianças que dele necessitam como fator de sobrevivência1.