Público-alvo. Alunos dos cursos técnicos e superiores da área da saúde (Estética, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina e demais profissionais da saúde interessados em Acupuntura Auricular).
Quem pode fazer acupuntura? Apesar de ser uma especialidade da Medicina, a legislação não restringe o exercício profissional da acupuntura somente aos médicos. Aliás, alguns conselhos profissionais, como o de enfermagem, biomedicina, fisioterapia e terapia ocupacional reconhecem a prática.
Citaremos aqui alguns casos onde a auriculoterapia deve ser evitada: Gestantes, até o terceiro mês de gravidez devem parar com as sessões e, após esse período, alguns pontos auriculares devem ser "esquecidos" até o final da gestação. Pessoas com hipersensibilidade. Pessoas com graus psiquiátricos não medicados.
Investimento: R$ 780,00 5 vezes no cartão de crédito ou R$ 620,00 à vista. Caso não possa comparecer para o curso sem avisar com 48 horas de antecedência sua matricula será ignorada e não poderá ser usada para um próximo curso, exceto se apresentar atestado médico.
A auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico.
Carga horária 32 horas/aula.
"Apenas quem faz formação médica pode exercer Medicina Tradicional Chinesa, incluindo a acupuntura", esclarece.
Na verdade, a ventosaterapia é uma técnica e não uma profissão. Portanto, qualquer profissional da saúde, com estudo apropriado, pode utilizar a técnica.
Contra Indicação Quando estiver lesões, ulcerações, eczemas e similares. Se houver reações pronunciadas de mal-estar, tontura, fraqueza, desmaios, hipotensão, conforme o caso, deve-se evitar estimulação enquanto perdurar condições de extrema fraqueza.
A auriculoterapia tem baixo efeito colateral, risco e custo(3). Os efeitos adversos comuns transitórios são: dor no pavilhão auricular, cansaço, tontura, náusea e cefaléia(1,2). Não foram identificadas infecções ou outros eventos adversos graves ligados à auriculoterapia(1).