Гибель Надаба и Абиху (Джеймс Тиссо, XIX в.) Nadabe ou Nadab foi o primogênito de Aarão. Foi devorado pelas chamas, com seu irmão Abiú, por ter deitado fogo profano no turíbulo. Aarão, filho de Anrão e Joquebede tomou por mulher Eliseba, filha de Aminadabe; eles tiveram como filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
Ao entrarem no tabernáculo, Abiú e Nadabe resolvem acender um incenso e acabam surpreendidos. De maneira inesperada, as chamas crescem e acabam atingindo os filhos de Arão e eles morrem.
Estes auxiliavam Arão nas atividades sacerdotais e da Casa de Deus. Arão supervisionava as atividades exercidas por seus filhos. Sendo assim, dois deles, Nadabe e Abiú morreram por oferecerem fogo estranho ao Senhor, sendo que desobedeceram a autoridade de Arão, o qual era responsável pelas atividades principais.
O poder da fé, a transformação, o desejo, a purificação. O Fogo tem um grande significado espiritual em toda a história do desenvolvi- mento humano. Ele também é lembrado quan- do se compara o positivo e o negativo, o bem e o mal. Já em rituais de diversas crenças pelo mundo afora, ele simboliza a energia divina.
Foi ele quem criou Samuel. Eli aparece na Bíblia descrito como pai de Hofni e Finéias, a observar a oração de Ana (mãe do profeta Samuel). Morreu aos 98 anos quebrando o pescoço ao cair da cadeira após receber a notícia que os filisteus haviam tomado a arca da aliança e matado seus filhos.
Itamar foi o quarto filho de Aarão. ... Aarão e seus quatro filhos foram escolhidos por Deus para exercerem o ofício sacerdotal, mas Nadabe e Abiú ofereceram um fogo estranho ao Senhor, no deserto do Sinai, o que não lhes foi ordenado, e foram consumidos pelo fogo.
Abiú , também conhecido como Abiáh אֲבִיָה (Hebreu), foi um filho de Aarão. Foi devorado pelas chamas, com seu irmão Nadabe, por ter deitado fogo profano no turíbulo. Aarão, filho de Anrão e Joquebede tomou por mulher Eliseba, filha de Aminadabe; eles tiveram como filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.