A Polícia Militar é responsabilidade da esfera de governo estadual. Por isso, quem cuida da sua gestão e manutenção é cada unidade federativa, através da Secretaria de Segurança Pública. No caso do Distrito Federal, a PM é subordinada à União.
Além disso, é função do Policial Militar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas modalidades de policiamento.
Dentre palavras generalizadas como admiração e identificação, muitos citam a estabilidade financeira como principal motivo para buscar essa profissão. Crescer na carreira, ter estabilidade e a remuneração, porém, são fatores que outras profissões também podem propiciar ao candidato.
As mulheres têm passe livre para se tornarem policial militar feminina,atendendo aos mesmos requisitos que os homens. O que muda em alguns casos é a estatura mínima exigida: para homens, 1,60m. Para mulheres, 1,55m. Ambos descalços.
Nas polícias militares, o maior posto é o de Coronel seguido do de Tenente-Coronel e Major, Capitão, 1º Tenente e 2º Tenente, seguida da graduação das praças-especiais - Aspirante-a-Oficial - e das praças - Subtenente, 1º Sargento, 2º Sargento, 3º Sargento, Cabo e Soldado.
144, § 6º, da CRFB/1988, o comando das forças policiais estaduais (militares e civis)é atribuição do chefe do poder executivo: os governadores de estado. ... No citado Estado, o Comandante-Geral da Polícia Militar é o dirigente de maior relevo da Corporação, compreendendo, segundo dispositivos da Lei Delegada n.
Geralmente o policial é tido como referência na comunidade que convive: por serem agentes do Estado com alguns poderes e prerrogativas, tendem a ser respeitados como tal, possibilitando se destacar como lideranças locais – lembrando sempre que esse status gera algumas responsabilidades.
O lema da Polícia Militar é servir e proteger! Parabéns a todos os guerreiros que salvam vidas todos os dias!