Ouça em voz altaPausarOrfeu era filho do deus Apolo e da ninfa Calíope; da figura paterna ele herda uma lira que, uma vez tocada por suas mãos, revela um canto tão primoroso que nada nem ninguém consegue se manter imune a sua magia.
Ouça em voz altaPausarOrpheu: Homem companheiro. Aquele que tem como pontos fortes a simpatia e a paciência. Orpheu é uma denominação curta e singela que faz parte da classificação de nomes gregos. O termo também tem origem mitológica e o significado é "aquele que toca música com perfeição" ou "poeta talentoso".
Ouça em voz altaPausarOrfeu era filho da musa Calíope e, segundo alguns, do deus Apolo, que presenteou o filho com uma lira. Quando Orfeu a tocava, os pássaros paravam para escutar, os animais selvagens perdiam o medo e as árvores se curvavam para pegar os sons que o vento trazia. Orfeu se apaixonou pela bela Eurídice e se casaram.
Ouça em voz altaPausarOrfeu e a Lira Além de poeta, Orfeu era músico e cantor. Seu pai lhe presenteou com uma lira, o que o transformou num dedicado músico. Assim, quando a tocava, qualquer pessoa ficava encantada e tranquila com sua melodia.
Ouça em voz altaPausarAlgumas fontes atribuem a Orfeu outros dons para a humanidade: medicina, que está mais comumente sob os auspícios de Asclépio (Esculápio) ou Apolo; escrita, que geralmente é creditada a Cadmo; e a agricultura, em que Orfeu assume o papel eleusino de Triptólemo como doador do conhecimento de Deméter para a humanidade.
Ouça em voz altaPausarOrfeu rejubila ao saber da morte da mulher, mas a Opinião Pública intervêm, obrigando-o a resgatar Eurídice do Inferno. Para isso, devem dirigir-se ao Olimpo e pedir a ajuda de Júpiter.
Ouça em voz altaPausarA revista Orpheu foi uma espécie de porta-voz dos precursores do modernismo, extremamente influenciados pelas modernas correntes europeias, entre elas o futurismo e o cubismo. O Orfismo teve início em 1915, época em que a Europa estava mergulhada nos conflitos da Primeira Guerra Mundial, iniciada um ano antes, em 1914.
Ouça em voz altaPausarO Orfismo foi o movimento literário que inaugurou o modernismo em Portugal. Entre seus fundadores, estão os poetas Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros. O que é propriamente revista em sua essência de vida e cotidiano, deixa-o de ser ORPHEU, para melhor se engalanar do seu título e propôr-se.
Ouça em voz altaPausarDe rico conteúdo emocional, o balé Orfeu, de Igor Stravinsky acentua o violento drama mitológico vivido por Orfeu e Eurídice.
Ouça em voz altaPausarNo entanto, a forma desenvolvida do mito de Orfeu foi entrelaçada com os cultos dos mistérios órficos e, mais tarde em Roma, com o desenvolvimento do mitraísmo e o culto do Sol Invicto.