Ester (em hebraico : אסתר), também conhecida como Hadassa bat Avihail, foi uma rainha persa cuja história é narrada no Livro de Ester. Ela foi esposa do rei persa Assuero (identificado como Xerxes I).
Hadassa significa flor do deserto, pois é o nome dado ao mirto, ou murta. Essa planta era originalmente encontrada apenas na Europa e no norte da África, em locais desérticos, pois de lá é nativa. Por exalar um cheiro bom quando esmagada, foi muito usada em véus de noivas e também em ritos religiosos.
55:1. Deus prometeu que em lugar do espinheiro crescerá a murta. ... "A murta é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para a formação de cercas-vivas.
O que é Hadassa: A murta é um arbusto que nasce no deserto, e as suas folhas exalam uma fragrância agradável quando são trituradas. Esses arbustos eram usados pelo povo judaico para cobrirem as tendas durante a Festa dos Tabernáculos, ou Sucot.
A minissérie A História de Ester se passa por volta de 400 anos a.C., na antiga Pérsia, onde hoje é o Irã. A trama principal traz uma linda história de amor entre uma mulher do povo, Ester (Gabriela Durlo) , e o rei Assuero (Marcos Pitombo).