Ciro foi um rei extraordinário, sendo um dos primeiros lideres do mundo antigo a estabelecer leis de direitos humanos, decretar o fim da escravidão e declarar a liberdade religiosa e respeito cultural.
Ciro também subjugou o Império Lídio, conquistou a Babilônia e capturou todas as cidades gregas da Ásia Menor. ... Ao mesmo tempo, libertou o povo hebreu, que era mantido em cativeiro na Pérsia, conforme está descrito na Bíblia.
A Bíblia também o referencia, denominando-o profeta Isaías, como o "ungido do Senhor". Ciro iniciou as suas ações de conquista unificando vários grupos persas e iranianos e mantendo contactos diplomáticos com a Babilónia. Após a rebelião contra o seu avô, atacou a Lídia, na batalha ocorrida no rio Halys, em 547 a.
Ciro: Significa "senhor", "aquele que tem autoridade". Tem origem no grego Kyros, que quer dizer literalmente "senhor, o que tem plena autoridade". Está ligado ao persa Kurush, nome dado ao Sol pelos persas, relacionado com a divinização do astro, associando a autoridade.
adj. || que diz respeito aos medos e aos persas. || s. m. indivíduo do império medo-persa.
Isaías 45. Ciro libertará da Babilônia os cativos de Israel — Vinde a Jeová (Cristo) e sede salvos — A Ele todo joelho se dobrará e toda língua fará um juramento.
Artaxerxes I Longímano (em persa antigo: Artaxšaça) (? — 424 a.C.) foi um rei do aquemênida, filho de Xerxes I e Améstris. Após o assassinato de Xerxes I em 465 a.C., ele assumiu o trono persa ao qual governaria até 424 a.C., sendo sucedido por seu filho Xerxes II.
Dario I (550-478 a.C.) foi rei da Pérsia. Venceu os caldeus e os babilônicos, lutou contra os medos e ampliou seu reino até a Jônia, Trácia, Síria e Cartago, formando um dos mais extensos impérios da Antiguidade. Dario I nasceu na Pérsia, no ano 550 a.C. Era filho de Hutaspes, pertencente à dinastia dos Aquemênidos.
Em 5) a.C., após a conquista e harmonização da Babilônia, Ciro libertou os hebreus do cativeiro publicando um decreto e lhes devolvendo todas as suas posses que haviam sido tomadas pelos babilônios. ... Ciro, o Grande, é o único gentio (pagão) a ser tratado como messias pela bíblia.
Ciro I O chamado Cativeiro da Babilônia durou quase meio século e só chegou ao fim quando o rei persa Ciro I libertou os judeus.