O contribuinte que não pagar esse imposto terá o débito registrado na dívida ativa e isso poderá provocar a tomada de bens do proprietário do imóvel. Além disso, as empresas que possuem dívidas de IPTU não podem participar de licitações e concorrências públicas.
O que acontece com quem não paga o IPTU? Quando há inadimplência, a prefeitura da cidade pode executar os bens do proprietário e, até mesmo, promover o leilão do imóvel para o pagamento da dívida. ... Em último caso, o município entra com uma ação na justiça para penhorar o imóvel.
Imóveis sem registro em cartório também devem pagar IPTU. Isso porque, de acordo com o artigo 34 do Código Tributário Nacional, o contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, do seu domínio útil ou seu possuidor a qualquer título.
Imóveis edificados com valor venal até R$ 30.000,00 (exceto vagas de garagem) e imóveis não edificados (terrenos) com o valor venal até R$ 7.000,00 estão isentos do pagamento do IPTU .
Caso atrase o pagamento, o proprietário deverá receber uma notificação da prefeitura, por meio físico ou eletrônico. ... Por fim, não pagar o IPTU pode levar ao ajuizamento de uma ação por parte da prefeitura, pedindo a penhora ou o leilão da propriedade para que o valor seja utilizado no pagamento do tributo e das multas.
Se a sua dúvida é em relação a 'quanto tempo posso atrasar IPTU? ', saiba que não existe uma resposta formal. Geralmente, as prefeituras só recorrem ao cadastro do imóvel na Dívida Ativa após um ano sem nenhum pagamento.
A partir de 60 dias, dono do imóvel já recebe notificação para pagar o débito. Manter as contas quitadas é a principal obrigação para o imóvel não ir a leilão. Para quem financia a residência em até 30 anos, por exemplo, precisa ficar de olho para não correr o risco de perder o empreendimento.
Para saber até quantas parcelas você pode atrasar no financiamento, é preciso antes de mais nada consultar o contrato firmado com o banco. No entanto, a regra geral é que o banco pode notificar o cliente em relação à possibilidade de perda do imóvel quando há três prestações atrasadas (90 dias de atraso).
Sem escritura das casas, moradores são obrigados a pagar IPTU.
Basta registrar a descrição do imóvel e apontar que a informação é intempestiva por falha ou erro. "Informe os valores que deveria ter informado na declaração anterior (19) e na atual (20)", ensina. O valor base para registro de um imóvel é o valor de aquisição — o que está na escritura ou no contrato.