Na ficção, as mulheres são divididas por castas: as "aias" servem os militares para procriação, o que torna o estupro permitido por lei. As "esposas", embora estejam acima das aias, podem ser punidas pelos maridos, inclusive com agressões físicas.
Gilead é uma sociedade patriarcal, com apenas homens tendo acesso à educação e mantendo posições políticas. As mulheres são vistas como cidadãs de segunda classe, pois não podem ter propriedades ou ser empregadas, e devem submeter-se à autoridade dos homens. Mulheres, exceto as Tias, são proibidas de ler ou escrever.
Os Olhos de Deus, também chamados simplesmente de Olhos, são a polícia secreta da República de Gilead, responsável por manter a lei e a ordem e erradicar os infiéis ou traidores. Eles dirigem em vans pretas com vidros escuros e usam óculos escuros.
Aías, em hebraico: אחיה [aχijah], foi um profeta levita, de Siló, na época de Salomão (século X a.C.), segundo se menciona na Bíblia, no livro primeiro dos Reis.
Tenha certeza de que tudo o que a daminha de honra fizer entre choro, deixar cair à cesta, tropeçar, levantar o vestido será facilmente contornado pela personalidade adorável e graciosidade, fazendo com que os convidados sorriam e se encantem com a situação. Pode ser chamado no masculino por Pajem.