Pantocrator. Desde o século IV, no período pré-iconoclasta, o Cristo é representado como soberano, sentado sobre um trono, à maneira de um imperador Romano, exemplo de soberano, neste período. Nos sarcófagos desta época, esta representação era conhecida como Cristo Cosmocrator (criador do cosmos).
A palavra mudra veio do sânscrito antigo, que significa selo. ... Jesus Cristo sempre esteve presente com este conceito de mudra cristão. Ele sempre apareceu em diversos meios realizando esta posição para que sua oração e os adeptos do cristianismo pudessem estar mais conectados com a sua espiritualidade.
A Mão. No Ocidente é usada a mão direita aberta, e os cinco dedos abertos representam as cinco chagas de Jesus, como tambem uma saudação a toda criação de Deus.
Cristo traz os braços abertos, num largo gesto, que segue a forma da abside, como se recebesse o observador. A auréola ortodoxa com uma cruz no meio, simbolizando a Paixão de Cristo, demonstra a sua grandiosidade como rei espiritual e juiz supremo do Céu e da Terra.
O gesto de três dedos é usado como demonstração de agradecimento, admiração e despedida de alguém que amam. ... O gesto de três dedos chamou sua atenção e acabou se transformando no símbolo do movimento pró-democracia, usado pelos manifestantes durante audiências judiciais ou em prisões policiais.