Abu Bakr al-Baghdadi Quem é Abu Bakr al-Baghdadi, nomeado 'califa' pelo Estado Islâmico | Mundo | G1.
Num califado, o líder tem autoridade política e religiosa. Com a morte do profeta Maomé, de quem al-Baghdadi diz ser descendente, os chefes dos impérios muçulmanos posteriores eram considerados seus sucessores e, por isso, eram chamados de califas.
Termo significa sucessão em árabe, como um novo sistema de governo. Os jihadistas sunitas que proclamaram a criação de um califado nas zonas conquistadas do Iraque e Síria se apresentam como herdeiros de um regime que existiu da época do profeta Maomé até um século atrás.
Os omíadas continuaram as conquistas muçulmanas, incorporando no mundo muçulmano: O Cáucaso, a Transoxiana, Sinde, Magrebe e a Península Ibérica (chamada pelos islâmicos de Alandalus).
O termo sultana é empregado para designar a esposa do sultão, ou a própria soberana do sultanato (por direito próprio) suas filhas ou uma sua concubina favorita (ou que lhe deu um filho antes das outras concubinas). ... Dá-se o nome de sultanato ou sultanado (em árabe: سلطنة) à dinastia e às terras governadas pelo sultão.
Dinastia de 37 califas árabes, cuja capital era Bagdade, que, em 750, massacraram e expulsaram os Omíadas. A civilização árabe e islâmica atinge o seu auge sob esta dinastia, principalmente durante o califado de Harun al Rashid (786-809).
O islamismo, ou religião muçulmana, surgiu na península Arábica, no início do século VII. Maomé, fundador do islamismo, morreu em 632. Os muçulmanos escolheram Abu Bakr (sogro de Maomé) como sucessor. Ele e os três califas que se seguiram — Omar I, Osmã e Ali — eram parentes do profeta.
O islã foi essencial na formação destes impérios, pois através da religião e do idioma árabe (idioma do corão) permitiu-se reunir vários povos sob um mesmo domínio.
No século X os Omíadas alcançam o seu esplendor máximo enquanto senhores da Península Ibérica, com Abderramão III a unificar o território e a proclamar-se califa. No século XI, com a morte de Hixem III (1036), desaparece o califado, que é dividido em reinos (os taifas).