Elcana é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado no livro de I Samuel como filho de Jeroão e oriundo de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim. Segundo a Bíblia, Elcana tinha duas mulheres: Ana e Penina. Ana, contudo era estéril e não lhe dava descendência. ...
Enquanto Penina tinha filhos, Ana era estéril. Todos os anos, quando Elcana e sua família iam peregrinar no templo de Deus em Siló....Ana (mãe de Samuel)AnaVeneração porJudaísmo Cristianismo IslãoPrincipal temploTumba de Samuel, Israel
Penina foi uma das esposas de Elcana, e sentia ciúmes de Ana (ela era mais amada e recebia melhores mimos do marido). Caso fosse definida em um linguajar grosseiro poderíamos dizer que Penina foi o nome de uma mulher "mal-amada".
A capacidade que Penina tinha de ter filhos pode ter feito com que a incapacidade de Ana parecesse ainda mais desoladora. Explique-lhes que Elcana e sua família viajavam anualmente a Siló para adorar e oferecer sacrifícios. Siló era o local em que o tabernáculo, ou "a casa do Senhor" (I Samuel 1:7), estava localizado.
Outras versões da Bíblia E sucedeu que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. Cada vez que Elcana oferecia o seu sacrifício, ele dava uma parte para Penina e outra para todos os seus filhos e filhas.
Samuel Elcana/Filhos