Acsa era filha de Calebe, dada a casamento a Otniel, seu primo, em recompensa por ter destruído e tomado para Israel a cidade de Quiriate-Sefer. Seu marido viria a ser o primeiro juiz de Israel depois da morte de Josué.
Acsa é dada em casamento por seu pai ao homem que liderou a conquista à cidade Quiriate-Sefer. Esse homem era Otniel e era primo de Acsa, cuja história pode ser lida no Antigo Testamento, no livro de Josué. "E Calebe disse: "Darei minha filha Acsa por mulher ao homem que atacar e conquistar Quiriate-Sefer".
Otniel, o qual, depois da morte de Josué, livrou os israelitas da opressão de Cusã-Risataim, nascido em cerca de 1438 a.C., segundo o Chronicon (Jerônimo)) significa "Leão de Deus".
Acsa é um nome de origem bíblica e hebraica, surgiu da palavra "achsah" que tem como signficado "enfeite para tornozelo, pulseira para tornozelo ou a adornada". Possui gênero predominante feminino e se escreve ao contrário "Asca".
Calebe autoriza casamento entre Acsa e Otniel.
Acsa Calebe/Filhas
Em hebraico Quiriate-Sefer ou Quiriate-Sana significa "cidade do livro".
Debir foi uma cidade real cananeia, tinha como nome Quiriate-Sefer. ... Tornou-se uma cidade judia, após Otniel a tomar para os israelitas. A cidade foi fortificada no reinado de Judá e tinha um tamanho de quase 50 hectares.