Tiradentes: Liberdade, ainda que tardia.
A estátua de Tiradentes, em pleno centro histórico, é a homenagem da cidade àquele que foi o grande líder da Inconfidência Mineira. Foi com o lema "Liberdade ainda que tardia" que um grupo de idealistas, baseados em idéias Iluministas, se reuniu para combater os abusos de poder do governo português.
A Bandeira de Minas Gerais é composta por um triângulo vermelho sobre fundo branco, contornado pela expressão em latim "Libertas quae sera tamen" – lema da Inconfidência Mineira -, que significa "Liberdade ainda que tardia".
A origem da frase "Libertas Quæ Sera Tamen" O autor da frase da bandeira de Minas seria o poeta Inácio José de Alvarenga Peixoto, mais conhecido pelos seus dois últimos sobrenomes.
O que é a Bandeira de Minas Gerais: A Sagrada Trindade, de acordo com a Maçonaria (Tiradentes e outros inconfidentes participavam deste grupo), representa a junção dos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade, sendo estes também elementos básicos da Revolução Francesa.
Construção da imagem de Tiradentes A ideia central era a de resgatar personalidades importantes da história brasileira para exaltar os valores do republicanismo em contraposição com a monarquia. A partir de então, a figura de Tiradentes passou a ser exaltada como herói nacional e um mártir do republicanismo no Brasil.
As ideias que os uniam eram a implantação de uma República em Minas Gerais e a necessidade da manter a escravidão, pois para eles, proprietários e escravistas, o trabalho era trabalho escravo.
"Libertas quae sera tamen", em latim. ... "Libertas quae sera tamen" significa "Liberdade ainda que tardia". Além do lema, o triângulo vermelho se refere à santíssima trindade, proposto por Tiradentes, que foi importante personagem da Inconfidência, que buscava a libertação da Coroa Portuguesa.