Normalmente diz-se que os camelos são "os navios do deserto" ou "os cavalos do deserto", mas não existem camelos selvagens. Numa corrida entre um cavalo e um dromedário, o cavalo corre mais rápido no início.
Os camelos não armazenam água em suas corcovas como comumente se acredita. As corcovas são realmente um reservatório de tecido adiposo. Concentrando-se a gordura corporal em suas corcovas minimizam o calor isolando todo o resto do seu corpo, que é uma das adaptações para viver em climas quentes.
Os camelos podem carregar até 450 quilos. Por serem úteis no transporte, em alguns lugares esses animais são chamado de "navios do deserto". Pessoas que moram no deserto também bebem o leite do camelo e comem sua carne.
4) O que alegou o cavalo? R: Ele disse que ajudavam o dia inteiro na fazenda.
70,76 km/h A velocidade mais rápida já registrada de um cavalo de corrida são impressionantes 70,76 km/h.
Cavalos conseguem galopar a velocidades de 48 a 64 km/h, mas não conseguem mantê-las por muito tempo. A maioria anda a meio galope de 16 a 27 km/h, trotam de 13 a 16 km/h e andam de 5 a 6,5 km/h.
100 litros O bicho é capaz de beber até 100 litros de água de uma só vez. O líquido é usado para hidratar o organismo. "Com todo esse abastecimento, seu corpo se mantém hidratado por até três semanas", diz o biólogo Sérgio Rangel Pinheiro, do Zoológico de Sorocaba, em São Paulo.
7. Os camelos conseguem suportar altas temperaturas corporais, acima dos 40°C. Isso faz com que pouca água seja necessária para resfriar o corpo, ou através do suor ou ofegando. Eles aproveitam as baixas temperaturas do deserto à noite para perderem o excesso de calor corporal.
O camelo possui ainda alguns truques que evitam que ele perca muito líquido e possa ficar até três semanas sem beber água.
Como um ruminante, o camelo tem estômago com quatro câmaras separadas para realizar a digestão da celulose presente nos vegetais.